segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Vivo me tirou do sério

Vou contar a história de como a Vivo conseguiu me tirar do sério.

Sou cliente pré pago há 10 anos e até então não tinha do que reclamar. Até que, um belo dia, fui olhar meu saldo de créditos e chegou uma mensagem falando de um tal "sando franquia" no valor de 40 reais. Achei estranho e resolvi ligar no teleatendimento deles, o tal do *8486. Era sábado pela manhã e não me atenderam. Então, fui à loja do Goiânia Shopping no sábado a tarde. Lá me informaram que minha conta tinha sido mudada de pré pago para plano controle no dia 10 de janeiro. Detalhe: a alteração foi pedida às 4h30 da manhã. Obviamente, nesse horário, eu estava dormindo, me preparando para trabalhar cedo no dia seguinte, porque eu tenho muito mais o que fazer na vida do que trocar de plano de celular altas horas da madrugada. 
Pois bem, informei que aquilo não foi um pedido meu, pedi que cancelassem o serviço. A moça me perguntou se tinha chegado alguma fatura, eu disse que não. Ela falou que provavelmente chegaria, porque já era 24 de fevereiro. Eu disse que não pagaria, obviamente, porque nem tinha pedido nem usado o serviço. Ela pediu para que eu escrevesse uma carta afirmando isso, e pedindo para cancelarem a fatura.
Recebi a fatura e não paguei. Liguei novamente para a Vivo pra me certificar de que o serviço tinha sido cancelado. Não tinha. Pedi novamente pra cancelarem. Finalmente, em março, cancelaram. 
Mas, é claro, a fatura chegou mais uma vez. Aí no início de maio recebo uma carta dizendo que tenho que pagar 20 reais referentes a uma conta de março (reparem que o que eles me ofereceram era um serviço de 40 reais, e cobraram 20 - isso já mostra a incoerência toda da história). Se eu não pagasse, poderiam enviar meu nome pro SPC. Lá fui eu na loja da Vivo de novo. Pedi uma cópia da carta que escrevi. Pediram prazo de 5 dias úteis. Voltei lá. Pediram mais 10 dias úteis. No dia 16 de maio, mesmo dia que pedi de novo a carta, me disseram pra ligar na Ouvidoria. Liguei, expliquei tudo, abri processo. Me ligariam 5 dias úteis depois explicando o caso. Não ligaram. 
Ligo hoje, dia 04 de junho, pra saber o que diabos tinha acontecido. Me informam que tentaram contato comigo no dia 23 de maio. Posso garantir que não tentaram. Não saí de Goiânia e só recebi ligação da Vivo pra oferecer esses pacotes dos infernos! Ainda assim, o rapaz da ouvidoria me informa que julgaram meu pedido IMPROCEDENTE. Estou indo ali ver se meu nome está no SPC por causa de um erro da Vivo, que mudou meu plano de celular SEM MEU PEDIDO, ou deixou que fizessem isso.
Vou pedir acesso à tal gravação das 4h30 da manhã do dia 10 de janeiro. Eles não gravam tudo? Devem ter gravado isso também. Eu já até cogitei pagar os 20 reais e pronto. Mas é isso mesmo que eles querem: alteram seu plano na calada da madrugada, pra ver se você deixa quieto e paga. Vai que cola? Vai que você é bobo e não reclama? E se reclamar, é só agir como se não tivesse reclamado e pronto! Simples assim. A pessoa vai desistir da dor de cabeça e vai pagar. Multiplique 20 reais por 100 mil, por exemplo. Imagina o quanto eles não ganham com isso? Joguei no Google, não sou a única que reclama da mesma coisa: alteram sua conta sem sua permissão, depois só vem a cobrança. 

SE eu tivesse pedido a mudança, não seria às 4h30 da manhã de um dia útil da semana. SE eu tivesse pedido a mudança, eu teria usado os créditos que eles me "ofereceram". SE eu tivesse pedido a mudança, estaria feliz e com certeza não teria pedido pra cancelar desde fevereiro, quando notei o ocorrido.
Estamos em junho. Até agora nada.


Tenho professores de cursinho que dizem que ADORAM quando a operadora de celular faz uma presepada dessas, porque entram na justiça, ganham a causa e, ao invés da empresa "perder" os 20 que cobraram injustamente do cliente, perde uns 3 ou 2 mil reais, porque têm que indenizá-lo. Então, vamos lá.

Outras reclamações semelhantes: 


Não sou a única.  Tá aí a prova de que a Vivo brinca com a cara dos seus clientes.

Por favor, espalhem isso ao máximo para ver se um dia eles param com essa sacanagem.

Nenhum comentário: