sexta-feira, 22 de junho de 2012

João Pessoa, sua linda

Desde que me entendo por gente tenho o sonho de morar na praia. Não sei se é coisa de goiano que vive longe do mar, mas não conheço lugar nenhum do mundo onde eu me sinta mais feliz do que boiando nas ondas do mar, segundos antes de elas se quebrarem. Fico tão feliz que não consigo fazer isso sem um sorriso no rosto.Também poderia passar horas sentada na areia olhando pro mar, é hipnótico. Já fiz isso até o sol cair e foi um dos melhores dias da minha vida.Pois bem, estou grandinha e meu sonho continua firme e forte. Já estou até mexendo uns pauzinhos para isso, e espero que, a médio prazo, eu consiga.

Um dos percalços de realizar esse sonho é que, em geral, morar em cidades litorâneas é caro. Aí eu descobri que nem sempre. Conheci em abril a cidade dos meus sonhos: João Pessoa, Paraíba.
Fica a 2 horas de carro de Natal, 3 horas de Fortaleza, 2 horas de Recife, pouco menos do que isso de Porto de Galinhas. Tanto pro sul quanto pro norte, saindo da cidade, existem praias belíssimas. E, na verdade, nem precisa sair da cidade pra curtir: a praia do Cabo Branco é uma delícia.


Praia de Cabo Branco, em João Pessoa


A cidade não é só praias, claro. Tem ciclovias (só não ando de bike em Gyn por falta delas, morro de medo, mas morro de vontade também); o centro cultural projetado pelo Oscar Niemeyer funciona de verdade, com eventos praticamente diários e gratuitos pra população; uma tapioca gigante que dá pra duas pessoas custa menos de R$10,00 (com refri incluso na conta). Isso na beirinha da praia. Pasmem!

Ciclovia

Imitando estátua no Niemeyer de lá


É tudo bem em conta mesmo. O custo de vida, pelo que percebi (e também me disseram), é semelhante ao de Goiânia, até mais baixo em alguns casos. Imagina uma Goiânia (no quesito preço), só que com praia?
A cidade ainda não é uma metrópole, tem menos de 1 milhão de habitantes, o que eu acho ótimo. Em contraste com o jeito de "cidade do interior", até no domingo o comércio de rua funciona em alguns pontos.Além de tudo, a julgar pelas pessoas que conheci por lá, o povo é bem acolhedor e querido. Fiquei apenas 3 dias, mas foram dias de total encantamento. Se meu sonho de morar na praia se concretizasse, é certo que João Pessoa seria minha primeira escolha.
Enquanto isso, garanto que a cidade vale muito a visita - e merece no mínimo uns 10 dias, pra explorar beeeem a região. Lá tem uns serviços de passeios de van que custam 50 reais, e vai nas praias mais bonitas da região. E a tapioca de camarão com catupiry, ou de carne seca com macaxeira (mandioca pra goianada) valem muuito a pena! Ainda tem o charme do centro da cidade. A parte histórica é LINDA e PRESERVADA. Fiquei admirada de ver as casinhas antigas, todas coloridinhas, sem UMA pichação sequer! Lá tem um hotel antigo, já desativado, que virou um museu. A vista para o Rio Jaguaribe, que desemboca no mar, é perfeita!

Hotel no Centro Histórico de João Pessoa

Vista para o rio Jaguaribe

Sobre as atrações culturais, não deu tempo de conhecer muita coisa, mas soube que existem muitas peças de teatro por lá, com preços bem populares. Shows de artistas brasileiros famosos, de acordo com o relato de moradores de lá, não costumam custar mais de R$30,00!
Praia+preços baixos+cidade bonita= tudo que eu sempre quis.
João Pessoa, sua linda, te vejo no máximo nas férias que vem!

Melhor maneira de passar o dia


Obs: abraço pra Suênia Galvão, que me recebeu super bem por lá e é uma das responsáveis pelo meu olhar apaixonado sobre a cidade.

Um comentário:

Pedro Lima disse...

Olá, boa noite!

Concordo com você, Ana. Voltei para João Pessoa depois de 21 anos morando no Espírito Santo e adorei ver como minha cidade cresceu, evoluiu, bem organizada, com uma galera bem trabalhada para receber os turistas e claro a população local, e explorando bem a cidade que é linda!
Com uma ótimas ciclovias, bem sinalizada e bem cuidada e até com boa extensão, não só na praia mas em bairros e outras vias mais movimentadas, ao contrário de você que não teve tempo de pedalar, rs... faço isso muito e com um certo conforto pelo que já relatei. Claro, precisa melhorar em alguns aspectos ainda, mas acredito que isso ocorrerá.
E nosso povo aqui é realmente muito receptivo.
Procurando estátuas para fotografar, achei seu blog e seu relato sobre a minha terra, fico feliz como sempre fiquei mesmo morando fora quando lia ou ouvia pessoas falando bem da minha terra, por isso não resisti e resolvi escrever o coments!

Volte sempre, e quem sabe pra morar e realizar seu sonho!
Como diriam esses carinhas aê: Milton Nascimento - Lô Borges - Marcio Borges - Os sonhos não envelhecem.

Abraço,

Pedro.