sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Brighton, a capital gay da Inglaterra...

Personagens principais: Octávio (amigo músico/cantor/compositor), Carlao (amigo do Octávio), Cris (amiga do Octávio moradora de Brighton), Lêo (amigo da Cris, gerente do pub), Adriana (mae do Octávio), Vinícius (pai), Branca (irma).

... Foi o que me disse o Ygor, amigo meu aqui de Eichstätt. E foi mesmo o que eu constatei. Chegando de ônibus em Brighton, assim que acordei (adoro a minha facilidade de dormir em ônibus e afins) a primeira coisa que li foi um letreiro escrito 'Sauna - only for men'. Arrazow!
Desci no que supostamente era pra ser uma rodoviária, mas nao passa de um beco com algumas delimitacoes no chao para os ônibus estacionarem. Liguei pra Cris e disse que tinha chegado. Em alguns minutos ela apareceu com o Carlao pra me buscar. Fomos andando até o Hostel, que ficava na esquina de cima, BEM DE FRENTE PRO MAR. Quando senti aquela brisa geladinha, e vi aquela imensidao, já me apaixonei pela cidade. E o Hostel nao poderia ser melhor. Alí, bem de frente. E a janela do nosso quarto pra três com banheiro dava justamente praquela vista maravilhosa.

Vista da janela do nosso quarto no St Cristopher Inn, hostel em Brighton

Tomei um banho no banheiro com banheira (o Hostel já tinha sido um hotel um dia, por isso o 'luxo') e fomos andar pela cidade pra procurar roupa pro show do Octávio. Que cidade charmosa! Cheia de pequenas ruazinhas bem estreitas, com lojas de jóias antigas, brinquedos, pequenas pracinhas com cafés e livrarias. Muito bacana.

Loja de brinquedos

Pracinha em uma das vielas de Brighton

Centrao de Brighton, muita coisa boa e barata

Até chegarmos em uma rua enorme, cheia de lojas. Preguica. Nao gosto de fazer compras. Mas me surpreendi: tem uma loja na Inglaterra que chama Primark. Muito barata! Ok, a moda inglesa é um tanto quanto questionável (nem de moda eu gosto, mas pra mim, muito brilho, muita cor, muita renda, tudo ao mesmo tempo, é questionável) mas tinha um ou outro vestido ou coisa do tipo muito bacana e bem barato. Assim como casacos também, baratíssimos. Tipo 20 pounds, pouco menos de 60 reais! No Brasil nao se compra um bom casaco de frio por esse preco jamais! Mas o mais legal foi a cueca de paetês coloridos, fio dental. Tive ganas de comprar pra presentear alguns 'amigos'... ahahaha. A tal da Marks & Spencer também é bem bacana e barata, e estranha. Uma hora você está numa loja de roupa, de repente, você está num supermercado. É meio estranho, mas bem prático. Comemos uns sandubas naturais ali mesmo, como almoco, Depois voltamos pro Hostel, aonde ficamos enquanto o Octávio ia ensaiar com a banda. Os pais dele e a irma chegaram e fomos nos encontrar pra comer em um restaurante. Comi um sanduixao com batatas bem gordas. Estava com muita fome de carne, coisa que europeu come pouco.
Aí fomos pro Pub aonde serio o primeiro show internacional do Octávio Scapin. O motivo da minha viagem à Inglaterra. Eu, que tinha o visto nao mais que 4 vezes na vida, fiquei emocionada e muito orgulhosa. E, observando a alegria dos pais e da irma dele, uma coisa bem bonita de se ver mesmo, nem me atrevi a calcular a emocao que eles estavam sentindo. A propósito, o CD do show está disponível para download no no blog ou pra ouvir online no myspace. Altamente recomendável.

Octávio no palco: nunca converse com estranhos

Octávio e uma fa (maldito teclado sem acento)

Depois de me derreter ao som do sax e demais instrumentos de sopro da Charlotte, musicista inglesa que acompanhou a voz muito boa do Octávio, rolou uma Brasil sessions. Uma outra cantora, de uma banda que chama Tudo Bem, cantou alguns sambas, e gostei de ver a gringada cantando na platéia (e lembrei demais das minhas amigas de faculdade e nossas noites de samba no Chopp 10)! E depois de tudo, quando o show tinha acabado e nao tinha quase ninguém mais no pub, comecou a rolar axézêra de 1900. O gerente do bar, o Lêu, era professor de axé, e botou todo mundo pra dancar com ele! O pub era nosso! E foi muito divertido! Uma noite realmente memorável!
Depois voltamos pro Hostel pra dormir. No dia seguinte passeamos na orla da praia, que ao invés de areia tem pedrinhas.

Orla da praia em Brighton

Eu estava muito tentada a dar um mergulho, mas fui altamente desaconselhada, visto que fazia alguns poucos graus ali, com sensacao térmica de muito mais frio por causa do vento forte. Fomos passeando ali na orla até um restaurante de frutos do mar. Nao sou muito fa, mas rolou um camarao gigante de entrada e depois peixe com fritas, bem típico inglês. Muito bom, e, pela quantidade e qualidade, e por ser na beira do mar, nem era tao caro assim.
Passeamos mais um pouco pelas ruazinhas, tomamos um café e proseamos bastante. Todos os personagens principais reunidos, mais uma menina da Etiópia muito simpática! Como disse o Octávio, 'um lugar é feito de pessoas'. Saímos depois do café e fomos jantar. Achamos uma pizzaria italiana muito gostosa, comemos pizza e tomamos vinho. Na volta pro Hostel, reparei em uma vitrine de uma loja gay, com DVD's, revistas, e afins. A cidade é mesmo bem gay. E os gays se sentem bastante a vontade ali, o que eu achei muito bacana. Um dos que conheci disse que nao sabia o que era preconceito há anos, desde que morava ali! Muito legal! Voltei pro hostel e tomei um sr. banho de banheira (lavei roupa por ali também, e viva os aquecedores que ajudam as roupas dos andarilhos a secar)!
Na manha seguinte, dia 29, depois de tomar café, da manha demos mais uma andada no centrao de Brighton. É um centrao com charme. E eu adoro cidades em que você pode andar pra cima e pra baixo a pé. Acho prático. Por isso nao gosto nem um pouco de cidades enormes tipo Sao Paulo. Nao conseguiria me adaptar.. Bom, estava chovendo e fazendo bastante frio. Achei um vestido pro meu Reveillon, meio indiano, com cores sóbrias. Muito bonito. Almocamos e fomos pegar as coisas no hostel para irmos embora. Dei uma passada no banheiro feminino do primeiro andar do Hostel, que era um bar. E morri de rir com essa máquina aqui:

Vibrador 5 pounds

Aí pegamos o trem em direcao a Londres. Fiquei com um gosto enorme de quero mais. Se um dia voltar pra Inglaterra, vou passar uma temporada maior em Brighton, dois dias nao sao, mesmo, suficientes.

Nenhum comentário: