quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dois patinhos na lagoa

Desde pequena, ao ouvir nos bingos de Natal da família a expressao 'dois patinhos na lagoa' quando saía o número vinte e dois, eu pensava: quero fazer 22 anos só pra falar isso.
Ok, objetivo conquistado na última segunda feira, 25 de janeiro (aqui ressalto meu orgulho de ser aquariana). O fato de passar a data longe da família e de muitos dos meus melhores amigos nao pesou. Na verdade, eu gosto de 'fugir' no meu aniversário. Ano passado estava em Salvador, Bahia. Esse ano, um 'pouco' mais longe e alguns graus a menos, tipo uns 40°C, aqui na Alemanha. Os planos eram, como boa intercambista que sou, comemorar por uns 3 dias, indo em boate, fazendo festa privada e um tour pelos barzinhos de Eichstätt. Tive que mudar os planos no dia 16, depois do meu acidente no skibunda. Nao era muito recomendado que eu saísse de casa, até porque estava nevando e eu poderia escorregar na rua e me quebrar um pouco mais. Também tinha a dificuldade de eu nao poder ficar muito tempo sentada, e nao estava afim de pagar de retardada em um barzinho qualquer, em pé. Dancar, nem rolava.
Meio desanimada, pensei no mais simples: chamar pouquíssima gente (devido ao espaco limitado da casa em que eu moro), pedir pizza e, pra animar o papo, brindar meus dois patinhos na lagoa com uma tequila (queria Ypióca, que o David tem, mas a pinga nao agradou aos paladares belgas e franceses dos meus amigos).

O dia

No dia 25, pela manha, fui ao ortopedista com a Laure, francesa que mora comigo. Muito bacana da parte dela se oferecer pra ir comigo, assim eu corria menos risco de escorregar na rua e me quebrar mais (vejo gente caindo na rua quase todo dia, neve é uma loucura), mas nao deixei de estranhar o fato de ela nao me dar parabéns. Quem deu o primeiro parabéns alemao foi a recepcionista do consultório médico ao anotar a data do meu nascimento, impressa no meu cartao do seguro de saúde público alemao (AOK). Mesmo assim, a Laure nao disse nada. Ainda comentei sobre mensagens e parabéns que já tinha recebido dos meus amigos brasileiros. Nada. Ela só foi se tocar quando entramos em casa e o David soltou 'Alles Gute zum Geburtstag Ana!'
Aí caiu a ficha dela, ela pediu 10 mil desculpas e eu fiquei pensando: nao sou a única pessoa lerda no mundo, haha.
Almocei nuggets com purê de batata sem sal e ketchup. E, sem muito o que fazer, me dei de presente um cochilo vespertino. Acordei às 6, a reuniaozinha em casa estava marcada pras 9. Bateu preguicinha aguda e eu nao queria mais receber ninguém. Mas aí o pessoal aqui da casa me deu uma animada, comecaram a arrumar tudo, e eu fui empolgando. Às 8, quando eu estava lavando e guardando vasilhas, toca a campanhia. Todo mundo chegou de uma vez, uma hora adiantado. Nao estava arrumada nem nada. Saí correndo, me arrumei um pouco, pedi licenca pra ligar pros meus pais e pros meus avós via skype e, nesse meio tempo, todo mundo sentou no chao ou em cadeiras na sala e ficaram conversando uns com os outros, mas a sensacao que eu tinha era que todo mundo tava entediado. Nao sabendo bem o que fazer, tentei colocar música brasileira animada pra tocar, mas nada vinha na cabeca (branco total, ando ouvindo muito britrock e as brasileiras sao, na maioria, mais lentinhas, tipo Pato Fu, Skank, Zeca Baleiro, Tom Jobim...). O David só tinha pagode ou funk. Nem rolava. Acabei colocando o CD do MGMT mesmo. E todo mundo com fome. Vamos pedir pizza entao. A ideia era pedir umas 5 pizzas grandes, pra 12 pessoas, tava bom né? Nao, nao estava. Choque de culturas parte 1 - as pessoas aqui comem, sozinhas, uma pizza de 28 cm de diâmetro. Quando eu sugeri 5 pizzas família, todos os estrangeiros perguntaram por que nao uma pra cada. Ahn? Esse povo come muito, mesmo. E eu nao tinha grana pra pagar tudo, logicamente, entao tive que explicar que cada um ia ter que pagar a sua. Meio tenso, mas né? 70 euros só em pizza nao dá nao amiguinhos. Todo mundo concordou, meio de cara feia, mas né? Só lamento. Aí chegou a hora de escolher os sabores. O Ygor quase morreu de rir quando eu disse que queria frango com catupiry. Obviamente aqui nao tem. As belgas acharam nojento eu querer comer pizza de frango! Choque de culturas 2. Todos queriam, deseperadamente, pizzas de LEGUMES. Blérgh. Quando o Ygor contou que no Brasil rola pizza de chocolate, morango, banana, sorvete, etcs, a única pessoa sensata que pareceu gostar da ideia foi a Sandrina, que AMA chocolate de paixao. Todo o resto torceu o nariz. Pizza de legumes é que é bom mesmo né... haha.
Aí fomos pedir, já cientes de que teríamos que buscar, porque aqui nao tem tele.entrega. Choque de culturas 3. Aí o telefone nao atendia! Eram 9:30 da noite e todas as outras 4 pizzarias que tentamos nao atendiam mais o telefone. Ahn? Choque de culturas 4. O que fazer entao? Dessa vez todo mundo concordou que esse pessoal de Eichstätt é preguicoso e nao sabe ganhar dinheiro. O Julian justificou pelo fato de Eichstätt ser pequenininha e tal.. mas pôxa, nao dava pra atender pedidos até as 10 pelo menos?
O que nos restou foi Mc Donalds. Ok. Pedi um Mc Menu Royal, de cheddar, que nao sei se tem no Brasil, mas que é muito bom, tirando o mar de cebolas. Com tudo anotado no meu caderno da faculdade, o Julian perguntou quem ia com ele buscar. Mc Donalds nao faz entrega em Eichstätt. Ok, eu moro em uma cidade quase fantasma após as 5 da tarde. Mas opa, Mc Donalds nao faz entrega em lugar nenhum! - defendeu o Julian. Ahn???? Aí todos os outros europeus concordaram. Ahn²? Foi aí que descobri que Mc Donalds nao faz entrega na Europa. Nem nenhum outro fast food. Vivendo e se surpreendendo. Choque de culturas 5.
Julian voltou com os nossos lanches, peguei uma pizza que tinha no freezer e mais uma que o Michael, alemao que mora com o Ygor, trouxe também a meu pedido de socorro, pros demais que viriam mais tarde. No final deu tudo certo, todo mundo comeu. Mais aliviada e ainda boba de descobrir essas diferencas culturais, consegui comecar a aproveitar meu próprio aniversário.
Chegou entao a hora dos presentes: já tinha ganho um saco de feijao preto da Helena (Tschüss Anemia), dois buqueêzinhos de tulipas e duas caixinhas de chocolate suíco Lindt, do Ygor e do Michael e 12 bolinhos de chocolate tipo de Petit Gateau que o Johann, francês, cozinhou pra mim. A Lotte me deu o 4° livro da saga Twilight em inglês, mas ainda nao li o 3°. E aí a Laure e o David seguravam, cada um, um pacote embrulhado com papel de jornal. O primeiro foi o que estava nas maos da Laure, e era em nome das belgas e dela. Uma caderno vermelho. Uma foto em cada página, de momentos que eu já vivi por aqui, principalmente com elas. Alguns comentários. Nózao na garganta, segurei o choro (nem tanto) e só conseguia pensar no tanto que eu ia sentir falta dessas meninas, e no fato de que as belgas vao embora em duas semanas. Eu nao quero nem ser eu de tao triste que vou ficar... No caderno, pouco menos da metade ainda em branco, Porque você ainda vai viver muita coisa boa por aqui Ana, é isso que a gente realmente te deseja, explicaram. Aí eu nao consegui segurar o choro.
Fui abrir entao o presente do David, que estava embalado em forma de bombom gigante, e os lacos laterais era de CADARCO (cedilha) de tênis. Já morri de rir. Suspense. Quando terminei de rasgar o pacote, quase caí de tanto rir (seria um desastre se isso acontecesse, nas minhas atuais condicoes de saúde). Um pacote daquelas folhas de massa, pra fazer lasagna, sabe? Junto, um papel com a receita de lasagna e um outro, escrito 'válido até 13 de fevereiro para uma lasagna na WG Antonistraße 59'. O 13 de fevereiro é o dia que a Sandrina vai embora (glup, engole o choro Ana).
Já explico o contexto do presente: no meu primeiro mês aqui, eu quis comer lasagna. Aí fui no supermercado comprar uma daquelas semi prontas. Meu alemao era bem pior do que ainda é, entao eu fui pela embalagem. Vi a fotinha da lasagna e comprei, toda sorridente. Quando já ia ligando o forno, abri o pacote e me deparei com as malditas folhas de fazer lasagna, e só elas. Haha, mas que burra! Pra completar, achei que se colocasse carne moída, presunto e queijo em camadas intercaladas pelas folhas de massa e colocasse no forno, ia dar algo. Nem passou pela minha cabeca a necessidade do MOLHO, e depois de alguns muitos minutos, minha 'lasagna' era uma massa preta, queimada, totalmente seca (é a lógica das coisas) e nao comestível. Daí o humor do presente. David engracadinho, haha.
Aí fiz um mini discurso de aniversário em alemao, agradecento todo o carinho e consideracao comigo, e fomos cantar no karaoke que o Julian trouxe, e que foi a estrela da festa, junto com a Tequila (eu, tomando remédios, fiquei de fora dessa parte, mas tudo bem). A cantoria se seguiu até as 3 da manha. Alguns amigos brasileiros acompanharam um pouco via skype. Britney Spears, Spice Girls, Oasis, Black Eyed Peas, Bloohound Gang, Avril Lavigne e, como estamos na Alemanha, Die Toten Hosen, animaram a cantoria.
Eu sempre quis que meu aniversário de 22 anos, os meus tao esperados 'dois patinhos na lagoa', fossem inesquecíveis. E o melhor presente de aniversário foi ter, mesmo acidentada, conseguido! Seja pelas minhas descobertas culturais, seja pela noite realmente simples e divertida (adoro coisas simples). Fica clichê dizer que um lugar é feito de pessoas né? Desculpa, mas é mesmo.
E aqui vao as responsáveis:

Mitbewhoneren


Pessoas e Mc Donalds



Acho que eu estava me divertindo mesmo

Eu vou morrer de saudade

Arrumando a casa, Laure, pro lixo!

Dois patinhos na lagoa!