sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Hello United Kingdom

Percebi que estava chegando na Inglaterra, ou melhor, no Reino Unido, quando o motorista do ônibus acordou a mim e aos demais passageiros, às 3 da manha, dizendo que teríamos todos que descer com as nossas coisas, inclusive com as malas que estavam no bagageiro, para passar pela inspecao da Polícia Federal inglesa. Na verdade ainda estávamos em território francês, na entrada do Eurotunel. Descemos todos, fazia muito frio e chovia bastante. Passamos um por um pela inspecao rigorosa, entramos novamente no ônibus, alguns metros à frente descemos de novo, preenchemos um formulário explicando por quê e aonde você vai ficar na Inglaterra, e até quando. Depois apresentamos o formulário junto com o passaporte e os agentes perguntam coisas como 'o que você faz da vida', 'por que quer ir pra Inglaterra', etc. Respondi que estava indo para prestigiar o show de um amigo, o Octávio Scapin, em um pub em Brighton, e pra passar o Reveillon. Ele perguntou o tipo de música que o Octávio cantava...
Depois de muito blábláblá caixinha de fósforo, fui liberada, entramos de volta no ônibus, que entrou em um lugar mini, bem apertado, e de repente as portas se fecharam na frente e atrás. Claustrofóbico. É o tal do Eurotunel. O ônibus atravessaria o Canal da Mancha dentro de um dos vagoes do trem. Uma coisa bem bizarra.

O vagao do trem onde o ônibus fica

Espaco mini entre o ônibus e a parede do vagao

O ônibus todo espremido

Fiquei frustrada, porque achei que iríamos por cima da água, de balsa, ou que, se fôssemos por baixo, poderíamos ver o fundo do mar. Nem um nem outro. Só a sensacao de claustrofobia mesmo. Daí depois que saímos do Eurotunel, dormi de novo e só acordei em Londres, na Victoria Coach Station. Fazia frio e chovia. O lugar era muito feio, as pessoas mal encaradas, tive mais medo do que em Amsterdam. Comprei uma passagem de ônibus ali mesmo e fui pra Brighton, aonde a noite o Octávio fario o show responsável pela minha visita ao Reino Unido.
Conclusao: Eurotúnel dá medo e ser mulher, viajando sozinha, nao é legal nem aqui, nem em lugar nenhum. Dá medo.

Nenhum comentário: