quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nossa Língua Portuguesa

Estou em um momento concurseira. Me formei em Jornalismo mas esqueci do detalhe de que jornais, rádios e demais veículos de comunicação diários não param aos fins de semana e feriados, o que me faz ter que trabalhar em alguns deles (como no próximo, por exemplo). E olha, eu adoro um fim de semana e feriado! Não sou nem um pouco workaholic. Claro que faço o que tenho que fazer, cumpro com todas as minhas responsabilidades e, quando tenho ideias que considero boas e executáveis, as coloco em prática. Mas não dá pra negar que não quero trabalhar aos fins de semana e feriados a vida toda (acho que a maioria das pessoas não gosta né?). Pensando nisso, entrei nessa vida, já que funcionário público em geral tem essas "mordomias". Além disso, tenho mãe, pai e irmãos que são funcionários públicos. Uma leve pressão, né?
Pois bem, a questão é que no cursinho a gente aprende umas coisas interessantes. Estou adorando as aulas de Direito (mas o bichinho do "curse Direito, curse Direito" ainda não me mordeu), adoro exercícios de Raciocínio Lógico, mas o curioso mesmo é o que rola nas aulas de Português.
Como estou com novo concurso em vista (me desejem sorte!) e estou estudando muito, resolvi postar aqui algo relativo aos meus estudos, mas que eu considero interessante. É um desafio de pontuação.
Pontue os trechos abaixo com o número de itens indicados. Tem que fazer sentido.

1 - Como como como comes comes como como.
(uma vírgula)

2- O fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do fazendeiro era também o pai do bezerro.
(um ponto final - que também pode ser uma vírgula)

3- Enquanto Maria toma sol sua mãe disse ela traga a toalha.
(Pode usar quanta pontuação quiser)

E aí? Acharam as respostas? Deixem aqui no comentário que depois eu faço um update do post com o gabarito!

Aproveitando que o assunto é Português, vou deixar um pequeno lembrete aqui de erros que a gente vê muito por aí e que são extremamente banais!

MAS (valor de adversidade) # MAIS (soma, quantidade)
COM CERTEZA # Concerteza 
BRACINHO, ACELERA, CINTO, ACENOU # braçinho, açelera, çinto, açenou (CE e CI JAMAIS têm cedilha)
DE REPENTE # derrepente
MENAS, SEJE


E pra finalizar, o susto:

"Você é o amor da minha vida, eu te amo eu o(a) amo!"
"Tu és o amor da minha vida, eu te amo!"

"Quando te telefonei, você estavas meio nervosa"
"Quando lhe telefonei, você estava meio nervosa"

E aí, gabaritou?

#UPDATE COM AS RESPOSTAS

1- Como como como comes, comes como como.
(Como eu como como você come, você come como eu como)

2- O fazendeiro tinha um bezerro e a mãe. Do fazendeiro era também o pai do bezerro.
(Ou seja, ele tinha o bezerro, a mãe do bezerro e o pai do bezerro)

3- Enquanto Maria toma sol, sua. Mãe! - disse ela - Traga a toalha!


Um comentário:

Ludmila Catani disse...

Já fiz esse exercício de pontuação acho que no Agostiniano. Como a grande maioria da sala, eu errei! kkk Anotei a resposta e simplesmente "esqueci". Quando vc postou isso no blog eu pensei "Oh God! De novo? Como eu esqueci a reposta heein? kkkk Mas agora vi o gabarito e JURO que aprendo.