segunda-feira, 14 de maio de 2012

O rock que o Brasil ainda não descobriu



Desde que pisei de volta no Brasil, tenho esperado o dia em que a banda sueca Mando Diao (não, não é Manu Chao) se tornaria conhecida por aqui, a ponto de vir fazer um show. Eis que, quase dois anos depois, isso ainda não aconteceu.
Conheço Acompanho pelas redes sociais algumas pessoas bem antenadas nas novidades musicais da gringa. Ouvi falarem de Foster The People, MGMT, Lana Del Rey (dela eu só ouvi falar, ainda não ouvi nenhuma música e, por algum estranho motivo, nem tenho curiosidade) e outras bandas mais. Mas nunca chega a vez do Mando Diao. E eu não entendo.
Não sou dessas que sente ciúme musical. Eu acho a coisa mais boba do mundo gente que acha ruim quando algum artista que descobriu começa a "bombar". Gente, a música vai mudar só porque muita gente vai ouvi-la? Se a banda é boa, por que "só você" tem que ter o privilégio de curti-la? Acho um papo meio besta, mas voltando ao ponto: eu quero mais é que muita gente conheça o Mando Diao, que role um crowdfunding e que eles venham tocar aqui no Brasil.
Descobri a banda nas festinhas de intercâmbio (festinhas é modo de dizer, porque algumas delas foram as melhores da minha vida). A música que mais tocava era "Dance with Somebody". Acho que essa chegou a tocar aqui no Brasil. Fato é que quando uma música chama minha atenção, gosto de ir pesquisar mais músicas da banda, e Mando Diao me surpreendeu muito a partir do momento que comecei a fuçar atrás de vídeos deles no youtube.
A banda nasceu em 2002. De lá pra cá eles já fizeram turnês na Europa, no Reino Unido, no Japão, na China, na Rússia e na América do Sul. Mas ainda não vieram aqui no Brasil. O que mais chama atenção é que, observando os vídeos dos shows, eles parecem tocar melhor ao vivo do que o que é gravado em estúdio. E olha que as guitarras, a bateria, todo o som é bastante ousado, nada de mais do mesmo. Uma prova é esse vídeo em que eles tocam "Long Before Rock'n'Roll" em um pub. No início eles explicam que era o dia de folga deles, ou seja, a coisa deve ter sido meio improvisada. Ainda assim, saiu bacana desse jeito! 
A minha música favorita? Não sei dizer. Quando os descobri, saí olhando todos os vídeos disponíveis no youtube e não teve NENHUMA música que eu pudesse achar meio "xôxa". Gostei de todas, sem exceção, o que é raríssimo pra mim. Mesmo as bandas que mais gosto têm uma ou outra música que eu pulo, mas do Mando Diao ainda não achei. 
Das que me lembro de cabeça agora, as que mais me agradam são: 

-Gloria 
-Ochrasy (muito fofa) 
-Killer Kaczynski
- Gold 
-Down in the Past
- How we walk 
- Amsterdam 
- God Knows 
- She's So 
- If I Don't Live Today, Then I Might be Here Tomorrow
- Good Morning, Herr Horst
e ad infinitum....

Os caras são dignos de atenção mesmo e eu tô doida pra ir em um show deles. Uma das primeiras coisas que fiz depois de fechar as datas da minha viagem de férias em julho, foi entrar no site deles e procurar por algum show perto de onde eu vou. Pro meu azar, eles não têm nada agendado pra julho.
Dos shows internacionais que quero ver antes de morrer, esse está em uma ótima colocação, competindo só com o show do Noel Gallagher (que veio ao Brasil semana passada e eu perdi por causa da tal contenção de gastos pré férias).  Se ainda não conhece a banda, vale escutar. Se já conhece e ama, como eu, vamos começar um crowdfunding pra trazer esses suecos pra cá?

2 comentários:

Thiago disse...

Já pensei nisso inúmeras vezes. Um crowdfunding pra Mando Diao, The Airborne Toxic Event, The Fratellis. Tomara que role um dia.

Ana Carolina Castro disse...

Seria mesmo lindo Thiago!!