sábado, 31 de outubro de 2009
"Feiern, nicht schlafen und viel sex machen"*
Primeira semana de aula


Mídia e Esportes (reparem na imagem da direita)
Depois dizem que alemao nao tem senso de humor!! (Bem negro,por sinal, haha). Pra completar, um guri (tô falando meio gauchês, culpa da Helena, que está aprendendo, em contrapartida, a falar 'trem' pra denominar qualquer coisa) perguntou no fim da aula o que é um método de pesquisa... Que burro, dá 6 pra ele!! Tsc tsc tsc... (sim, 6, porque aqui as notas vao de 1 a 6, quanto menor o número, melhor a nota, ou seja, 6 é como se fosse o zero brasileiro.) Às 10 da manha tinha aula de alemao, conversacao e audicao (que saudade das cedilhas). Um grupo de espanhóis que nao falam NADA de alemao estao na turma, o que puxou o nível pra baixo, mas tudo bem, pra mim serve como revisao. E a surpresa dessa aula foi saber que aqui na Alemanha agências de encontros sao realmente levadas a sério... Também pudera, povo frio, nao sabe conversar diretamente, precisa de uma agência pra intermediar as coisas mesmo.. Segunda é meu dia mais puxado. Almocei salada no Mensa porque as outras opcoes nao eram confiáveis, e fui pra aula mais interessante e mais difícil de todas, sobre a influência das relacoes públicas e do lobbyismo na democracia. O mesmo professor de cedo, mas dessa vez sem Powerpoint, porque é uma matéria prática, e eu me lasquei na aula, nao entendi nada de nada, mas ainda bem que as belgas fazem o curso comigo e me ajudaram a entender depois. O professor postou alguns textos nessa plataforma e-Learning (que é muito bacana, por sinal, e a UFG podia muito bem adotar). Já estou traduzindo alguns, e descobrindo que os políticos alemaes sao tao sacanas quanto os brasileiros nessa coisa de interesses privados e etc.. Descobri o fenômeno da Porta Giratória, que é quando um político sai do meio da política e entra pra corporacoes privadas e o impacto que isso pode ter na democracia (políticos privilegiando coorporacoes pra, no futuro, trabalhar nelas). É interessante. Mas tenho que escolher um caso alemao e fazer um seminário, em grupo, sobre ele. Em janeiro, provavelmente no dia do meu aniversário. Bom né? Depois tive uma aula de alemao até às 6, e quase desmaiei, acho que por falta de carne e feijao. Nao achei couve pra comprar aqui, aqui nao tem feijao preto ou escuro, entao se eu nao como muita carne, fico fraca e quase anêmica. Isso é um problema...
Terca de manha participo de um grupo de estudos e seminários sobre o conflito homem/meio ambiente, o que é perfeito pro meu futuro TCC. Aprendi muito sobre avalanches, sobre quantos graus de curvatura uma montanha precisa ter para ser suscetível à avalanches, etc etc. Espero que os próximos seminários nao sejam tao técnicos assim. E fiquei com dó do cara que apresentou o seminário. Eu achei a apresentacao dele muito boa, bem ilustrada no Powerpoint e tal, mas o professor e os demais alunos DETONARAM o coitado. Nao quero nem ver quando for a minha vez. (Saudade do silêncio quase constrangedor que fica depois de uma apresentacao de seminário nas aulas no Brasil. Ninguém pergunta nada, a aula acaba mais cedo e ninguém fica constrangido por talvez nao saber explicar direito. Simples assim!) Na terca tenho Thaiboxe das 5 as 6 da tarde. Depois tenho que voar pra aula, às 6:15. Tomei um banho de gato com lencos umidecidos, desodorante na bolsa, calca jeans e outra camiseta. Cheguei a tempo e cheirosa na aula, coisa que eu nao sabia se ia conseguir. Mas segundo a Helena, eu estava bem cheirosa, mais, inclusive, do que os alemaes (nao só os franceses fedem, alguns alemaes fedem também, e durante as aulas isso é muito perceptível). Na aula, que é sobre a estrutura social alema em comparacao com outros países, tudo que eu conseguia fazer era observar a menina sentada três fileiras à frente, que é simplesmente IDÊNTICA à Malu Magalhaes. Eu e a Helena nao conseguíamos conter o riso. Ah, o professor é austríaco, entao tem um sotaque diferente, que pra mim é mais fácil de entender, mas pra Helena, por exemplo, nao. Entao, depende.
Na quarta nao tive aula! Nem nunca vou ter. É meu dia de folga! :) Mas fiquei traduzindo textos a tarde toda.
Quinta tive a aula de Vampiros na cultura americana. As aulas sao em inglês. Ufa. Ufa? Nao, meu inglês DESAPARECEU. Sempre que eu tento falar em inglês, sai uma ou mais palavras em alemao. Meu Deus, é realmente muuuito complicado! Mesmo. Mas ainda bem que é um tema que eu realmente gosto. A professorA chama Bobbi Funk (Reggae + Funk, pensei, na primeira vez que li o nome dela, e pensei também que fosse homem.) Ela faz mestrado ou doutorado, sei lá, em cultura americana. E é aficcionada por vampiros. Mostrou vários livros, várias séries de TV, e eu quero simplesmente ler tudo e assistir tudo. Já comprei, inclusive, o Salems Lot, do Stephen King e Entrevista com o Vampiro, da Anne Rice, ambos em inglês, um custou 2,50€ e o outro custou 0,01€ !! Usado, claro, mas isso nao é problema. Chegam, se tudo der certo, semana que vem, por correio! Viva o Amazon.de (com o qual tenho um caso de amor e ódio, inclusive). Tenho que apresentar um seminário sobre símbolos religiosos na literatura vampiresca no dia 28 de Janeiro. Podem mandar links pra mim sobre o assunto, eu agradeco! Nao tive a outra aula da quinta feira, porque o professor sofreu um acidente e só volta semana que vem... Tenso. Me diverti horrores à noite, mas isso é assunto pro post seguinte.
Sexta tive aula de alemao. Com um nível mais puxado, o que significa que vou ter que estudar bastante. E tive aula de Thaiboxe a noite. A aula foi bacana, tirando que um menino ficava olhando pra mim o tempo todo. Loiro, olho claro, bem baixinho (do meu tamanho, eu acho). Nao sei se ele olhava por me achar bonita, ou talvez por me achar exótica (morena dos olhos castanhos aqui é raro), só sei que eu tenho quase certeza que ele é o menino de quem a Lohre, a francesa que mora comigo, está afim. Bom hein?
Em resumo: as pessoas aqui podem levar cachorros pra aula, a maioria delas fazem perguntas muito óbvias, quase todo mundo tem um note ou um netbook e usam durante a aula (e o barulho de teclado digitando é irritante), os professores têm um senso de humor muito apurado e sao sarcásticos, a paisagem fora da sala é tao bonita que é complicado prestar atencao na aula, temos que estudar no Natal e no Reveillon, terei vários trabalhos e provas pra fazer perto do meu aniversário, posso faltar só duas aulas de cada matéria, o que me impede de viajar tanto quanto eu queria (mas ainda tenho os fins de semana, pelo menos) e ninguém se prontifica a ajudar estrangeiros. Estao mesmo nem aí, mas tudo bem, eu também nao estou lá me importando tanto assim com eles... Ah, e o melhor. No final de um seminário, eles nao batem palmas. Eles dao murrinhos consecutivos na mesa! So Dumm! Hahaha! Nao consigo nao achar patético, afinal, qual é o problema das palmas? Um pouquinho de barulho nao faz mal a ninguém!
Mas nem tudo aqui sao estudos (aliás, uma pequena parte é estudos.. descubra por que no post seguinte).
Tschüss!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Mercado Latino
A viagem foi programada para fazer compras. Geralmente aqui esfria de fato só em Novembro, mas esse ano está sendo atípico e já esfriou bastante, chegando a nevar. Tivemos que providenciar roupas e sapatos mais adequados. Chegamos a Munique, compramos um mapa da cidade e fomos andar. Mas nem andamos muito. As ruas cheias de lojas de todas as marcas e preços ficam estrategicamente posicionadas perto da estação principal de trem de Munique, a única que tem conexão direta com o aeroporto e a única em que chegam e vão todos os turistas. Comprei uma bolsa por 6 euros, para finalmente dar férias à minha mochilinha surrada da ESPN. Aqui em Eichstätt é tudo muito mais caro. Uma bolsa feia custa uns 15 euros por aqui... Me surpreendi ao encontrar uma loja da C&A. Aqui chama CundA. (und significa e). Outra loja barata de departamentos, com roupas MUITO bacanas, é a H&M. As belgas entraram lá correndo!! Mas eu estava focada nas minhas botas de neve. A perspectiva de molhar meus pés com água gelada sempre que nevasse não me animava muito. Pesquisamos bastante, e todas custavam de 60 euros pra cima. Comprei um pulli bem quentinho cinza por 15 euros, um casaquinho mais formal por 20, um gorro verde parecido com o que a Norah Johnes usa em My blueberry nights... e quando já estava bem cansada e desistindo da bota, achamos uma loja de departamentos de sapatos. Entrei, meio descrente, até ver um mundo de botas por 20, 25 euros. Aê! Meu pé não vai mais congelar!
Depois das compras, e de tirar fotos na Marienplatz, em frente à prefeitura, fomos passear em um mercadinho. Demos uma volta, comemos um pouco, eu me assustei com o preço do suco de laranja (200 ml 3 euros) e decidimos procurar um lugar para realmente jantar (sim, andamos o dia inteiro, literalmente.) Enquanto as meninas procuravam, eu e a Helena esperávamos do outro lado da rua uma oportunidade de atravessar. De repente eu olhei pra lojinha atrás de mim e li “feijão”. Devia estar sonhando. Li de novo. “Comidas brasileiras”. “Goiabada, Guaraná, Feijão...”. Era o Mercado Latino. Nem avisamos as meninas, entramos correndo na loja. Dentro dela, um argentino antipático nos recebeu de cara fechada quando falamos que éramos do Brasil. Um chileno foi mais educado. Foda-se também. Eu só queria comprar goiabada pra comer com queijo e Guaraná pra tomar. 6 euros a goiabada. 6 euros o Guaraná Antártica 1,5L. Ok, pagamos rindo! Feijão não compramos porque a mãe da Helena vai mandar pelo correio (e eu nem sei cozinhar também, muito menos feijão). Decidimos que vamos dividir o Guaraná, mas a goiabada cada uma comprou a sua. Sei que pagamos um preço absurdo, mas quando eu cheguei em casa, abri a lata de goiabada e comi com um pedaço de queijo, eu vi que compensa. Aqui ninguém nem sabe o que é goiaba. Dei um pouco pra Sandrina e ela gostou. O Guaraná ainda não tomei, estou esperando encontrar um funil pra dividir certinho a quantidade de guaraná pra cada, e nesse processo não rola perder nem uma gotinha.
Eu ainda vou voltar pra Munique pra ir no Zoo, pra ir em um jogo de futebol no Allianz Arena, pra conhecer o Parque Olímpico, ir em uma Ópera e depois em uma balada. Mas por enquanto estou satisfeita. Encontrar um pedacinho do Brasil aqui fez meu dia!
Quando tomarem um suco bem barato, direto da fruta; quando tomarem guaraná; quando comerem queijo com goiabada; quando comerem pão de queijo e pamonha; quando comerem o feijãozinho de vocês de todos os dias, por favor, dêem valor e lembrem de mim. A Alemanha é um charme, mas a comida brasileira é TUDO DE BOM. E nunca pensei que ia dizer isso, mas viva o argentino mal educado que teve a brilhante idéia de abrir esse Mercado Latino no coração da Bavária!
Na entrada da KaunfingstraBe, a rua das compras.
Das Rathaus, a prefeitura.
Smart...
...pequenininho, não? Quero um pra mim!
Mercado Latino
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Caos mental
ps5: Acho digno viajar por 5,25 euros pra Munique, ida e volta. Viva o Bayern Tiket.
ps6: Ps's demais.
Sandrina, Jolien, Lotte e eu ontem no Theke. Minhas amigas belgas. :)
Helena (a dona do notebook que estou usando agora), Sandrina, Jolien, Lotte, eu e a Carmen.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Deutschkurs
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Neve
Vou ver se tiro uma foto (sim, minha camera chegou) e posto aqui!
Estou encantada e queria ficar debaixo da neve o tempo todo!!!
Mas... eu tenho prova de Alemao amanha, entao preciso estudar. Ainda bem que o inverno nem comecou! Vou ter mais 5 longos meses para curtir a neve, até nao aguentar ela mais! Hahaha!
ps: tenho muitas coisas pra contar e fotos pra postar, só nao tenho tido muito tempo. Mas semana que vem o curso vai ter acabado, eu terei uma semana de 'férias' e aí atualizo tudo!
ps2: tenho treinado meu alemao cantando músicas do Oasis em alemao! Haha! Muito eficaz o método!
ps3: Hoje faz exatamente um mês que eu moro aqui em Eichstätt. Me sinto quase uma veterana na universidade perto dos demais estudantes de intercâmbio.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Curiosidades
1. É totalmente normal assoar o nariz o tempo todo, a todo momento. Inclusive na hora do almoco. Mas tem que fazer barulho, se nao nao vale. Muito barulho mesmo. Eca.
2. A cada 10 metros que voce anda, tem uma máquina de comprar cigarros, tipo máquina de refrigerante sabe? 5€ a carteira.
3. No supermercado, pra pegar carrinho, voce precisa depositar uma moeda de 2€. Depois, quando voce devolve o carrinho, voce pega ela de volta. (a de 1 real funciona também, sao do mesmo tamanho).
4. As pessoas jogam lixo no chao sim. Nao tanto quanto em Goiania, por exemplo, mas jogam sim.
5. Alemaes sao viciados em jardinagem. Alguns nao tem jardim em casa, entao eles alugam pequenos pedacos de terra, de uns 5 metros quadrados, por exemplo, e plantam flores ou verduras. Fazem churrascos sem sal aos domingos com a família no jardim alugado também.
6. Os motoristas respeitam os ciclistas.
7. Voce paga 5 € pra fazer depósito em uma conta de banco. No Brasil nao. E pra transferir de um banco pra outro, é de graca. No Brasil nao.
8. Na rádio daqui toca as mesmas músicas que nas daí. Ouco todo dia no banho ou quando estou sozinha em casa e ouvi no máximo 3 músicas em alemao. A maioria é música norte americana. Aquela 'You know it's true, everything I do, I do for you' que eu esqueci quem canta é o hit do momento.
9. Aqui nao precisa de diploma de jornalista pra ser jornalista também. Na verdade, a maioria dos jornalistas daqui cursaram ciencias políticas ou ciencia social.
10. No supermercado nao rola sacola plástica. Só se vc pagar 50 cents de euro. Ou comprar uma sacolona dessas de usar sempre, 1,50€.
11. A caipirinha aqui custa 3,90€.
12. Podemos tomar água da torneira.
13. Existe uma máquina pra devolver garrafas de plástico e de vidro. Dependendo do tipo, você recebe 15 ou 25 centavos pela devolucao.
14. Todo mundo joga papel higiênico na privada.
15. Há coleta seletiva, mas grande parte é só fachada. Aqui existem depósitos de lixo em que a maioria é colocado junto novamente.
16. Quando vao fazer churrasco, eles usam SECADOR DE CABELO para ajudar a fazer o fogo pegar.
Acharam estranho ou nao?
Depois posto mais curiosidades!
Tschüss!
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Um nózinho no meu peito
Depois da aula, no caminho aqui pro laboratório, tava um solzao forte. Está fazendo calor aqui depois de uma semana consideravelmente fria. Até com uma blusinha de alcinha eu estou! Mas o nózinho ainda está aqui, no meu peito.
E eu sei que eu vou sair daqui, e vou fazer tarefinha de casa, e o nózinho vai latejar. Eu sei que eu vou preparar um sanduiche e comer mais tarde, e o nózinho vai estar lá. Eu sei que a noite eu vou dar uma volta na cidade com as meninas, talvez tomar um suco de cereja no qual estou viciada, e o nózinho vai junto... Eu sei que mais a noite eu posso assistir um filme com a Sandrina no notebook dela, talvez 'Grease, nos tempos da brilhantina' (ela ama, me mostrou até um clipe que ela e os amiguinhos dela da Bélgica fizeram, muito engracado por sinal), e o nózinho vai latejar muito. Eu sei que eu vou comer 1 kg de chocolate quase, e mesmo assim... Quando eu for dormir entao, eu sei que o nózinho vai latejar mais do que o normal, com muita forca, e eu espero que eu durma rápido, porque talvez, nos meus sonhos, o motivo desse nózinho existir nao exista. Porque nos meus sonhos talvez eu possa tocar o responsável por esse nózinho. Possa passar um tempo ao lado dele, conversando, abracando... Em outras noites aqui, isso já aconteceu. Espero que hoje aconteca de novo.
Ok, o nózinho nao é de todo mau. Afinal, ele só existe porque existiram 4 meses muito especiais na minha vida, em que eu me diverti muito, em que eu vivi coisas muito boas, em que eu fui excepcionalmente muito bem tratada, em que eu me senti muito querida, em que eu fiz coisas muito bacanas e engracadas... tempos FELIZES, muito FELIZES. E o nózinho existe porque eu sinto saudade disso, e lateja mais hoje do que o normal porque hoje é dia 7. Estou me divertindo muito aqui também, sei que depois que eu voltar, vai existir um nózinho também quando eu lembrar e sentir falta de tudo isso aqui. Esse nózinho é bem frequente, e é sinal de que estou VIVENDO MUITO BEM, tanto que sinto falta do passado, o que nao significa que nao estou gostando do presente, longe disso.
Mas hoje é dia 7, e ele lateja um pouco mais, porque há um mes atrás ... ok, há um mes atrás a coisa nao foi muito legal, porque eu estava doente, mas o responsável pelo nózinho esteve do meu lado o tempo todo. Isso também foi especial. 2 meses atrás eu estava comendo batatas no Outback junto com o responsável pelo nózinho. E no dia 7 de maio, eu peguei o responsável em casa depois de conversar uma hr no telefone, levei no Bapi, conversei por mais uma hr, dei um sorrisinho estratégico de 'acabou o assunto' e... Foi o comeco de 4 meses e 7 dias juntos, um ao lado do outro, fisicamente falando. Foi o comeco de uma relacao que ninguém sabe quantos dias, anos (ou qualquer outra medida de tempo) vai durar, e como vai durar, mas que eu sei que foi muito importante pra mim, mesmo. Porque me reinventou, porque me tirou de um buraco em que me enfiaram e eu achava que nao sabia mais como sair. Entao, por isso, já marcou.
Enfim, dia 7.
Nózinho, dá pra ficar só um pouquinho mais frouxo, pra nao me sufocar tanto, por favor?
*Esse post é pra alguém em especial, e eu queria estar ao lado dessa pessoa agora, fisicamente falando, porque mentalmente, eu estou o tempo todo. Pode parecer que nao tem muito a ver com o propósito do blog, mas tem. Afinal, muuita saudade das pessoas queridas também faz parte (e muita) dessa experiência.
Here comes the sun
Little darling it's been a long cold lonely winter
little darling it feels like years since it's been here
here comes the sun
here comes the sun and I say it's alright
Little darling the smiles returning to the faces
little darling it seems like years since it's been here
here comes the sun doo doo doo doo
here comes the sun and I say it's alright
Sun sun sun here it comes
sun sun sun here it comes
sun sun sun here it comes
sun sun sun here it comes
sun sun sun here it comes
Little darling I feel that ice is slowly melting
little darling it seems like years since it's been clear
here comes the sun
here comes the sun and I say it's alright
Here comes the sun doo doo doo doo
here comes the sun it's alright
it's alright.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Aulas de alemao
Depois de duas semanas atoando e conhecendo Eichstätt e demais cidades charmosas da regiao, ontem comecou meu curso intensivo de duas semanas de alemao. Aulas das 9 às 12:15, pausa pro almoco, aula de 1:30 às 3. Depois muita tarefinha de casa, e leituras e coisas afins. No primeiro dia, tive alguns probleminhas técnicos. Errei muita coisa no teste de nível, coisa besta mesmo, gramática e tal, e fui mandada pra turma de iniciantes, na qual teria que pegar aulas em outra cidade aqui perto, e aprender 'Hallo, wie gehts' tudo do comeco. Claro que eu nao aceitei.
Bati o pé. E com o apoio do pessoal que eu já conheco aqui, e que me defendeu dizendo que eu sei falar e entender muito bem e que nao sou de jeito nenhum iniciante em alemao, acabei ficando no nível A2, o segundo nível, aqui em Eichstätt mesmo. Duas coisas boas do episódio: percebi que eu realmente entendo muita coisa, e sei argumentar e discutir em alemao; e percebi que fiz amigos e que sou querida aqui. Todo mundo que me conhecia (umas 5 ou 6 pessoas) se levantaram pra questionar o resultado do teste. Isso me deixou muito feliz. :)
Uma coisa ruim: fiquei discutindo com a professora na hora do almoco, portanto nao almocei. Comi um iogurte 8:30 da manha, e só fui comer de novo 3:30, um santo miojo que eu trouxe do Brasil com algumas azeitonas pra incrementar.
Na aula, eu entendi tudo, inclusive mais do que muitos outros alunos. Eu sou a única nao européia da turma, que tem, na sua maioria, franceses e italianos. Quando falo que sou brasileira, todo mundo assusta, porque acha que o Brasil é longe demais daqui. Mas todo mundo fica super curioso também pra saber como é a cultura, o que a gente come, como é a cidade onde eu moro no Brasil... e por falar em Goiania, mostrei fotos da cidade pra Sandrina, a belga que mora comigo e que chegou aqui quinta passada (e é uma fofa). Ela achou Goiania linda! Enooorme, pros padroes dela. Ok, na Bélgica toda tem 10 milhoes de pessoas, menos do que a quantidade de moradores de Sao Paulo. Uma cidade com mais de 1 milhao de habitantes, pra ela, é mesmo algo gigantesco!
Falei que aí faz sempre em torno de 30 graus, e que no inverno faz no máximo 15 graus e olha lá! E ela ficou chocada!
Teve outra pessoa com a qual eu falei sobre Goiania. Esqueci o nome dele agora, mas é um alemao que morou em Goiania em 2007 e 2008, e morou também um pouco em Sao Paulo e no Rio de Janeiro. Quando ele soube que eu era brasileira, de Goiania, veio correndo falar comigo. E fiquei muito feliz e orgulhosa depois que ele disse que, dos 3 lugares que ele morou no Brasil, o que ele definitivamente mais gostou foi Goiania. Amou estudar na UFG, adora os barzinhos de Gyn... gosta de Sao Paulo também, mas acha muito grande, e disse, me perdoem os cariocas, que o povo do Rio de Janeiro nao é muito simpático. Essa conversa nós tivemos numa festinha que rolou aqui ontem, a Wilkommem Party, pros intercambistas novos e seus tutores. Vinho, cerveja, coca cola e seus mil derivados que sao vendidos aqui (coca com limao, com laranja, com todas as frutas imagináveis, assim como cervejas, que sao vendidas misturadas com sprite ou fanta também). Tudo de grátis, com amendoins e skynis e músicas bacanas.
'Big black boots, long brown hair, she's so sweet with her get back stare!' era a música que tocava quando eu cheguei. Adoro a música, mas ela nao tem um histórico muito legal pra mim... depois continuou tocando músicas legais, as francesas dancavam louca e frenéticamente, eu fiquei mais na minha, mas dancei um pouquinho também. Nada de hip hop. Scheiße.
Ah, a festinha foi depois da aula de Thaiboxe, muito legal, mas responsável pela minha imensa dor nas costas e no punho bixado. E na barriga, pela quantidade de abdominais. Cansêra, mas muito bacana!
E estou super empolgada com o curso, adorando tudo. Teremos excursoes e coisas afins, e vou contando tudo por aqui.
ps: Ah, eu disse que Sandrina é uma gracinha né? Poisé, mas ela quebrou a 'cortina' da janela do banheiro, o David viajou e volta só semana que vem, nao sei consertar, nem a francesa que mora com a gente, a Lohren (nao conheco ela direito ainda, mas ela me parece nao muito certa da cabeca). Daí agora, quando entro ou saio do banho, os vizinhos correm um sério risco de me ver durante os segundos que eu ainda nao me enrolei na toalha. Hahaha.
Tschüss mein lieblings, bis bald!
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Quero um computador!
Aaah. Essa coisa de eu nao poder comprar o notebook, mesmo tendo o dinheiro, está me matando. Explico. Meu limite do cartao de crédito nao é suficiente. Cartao de universitário né... Aí, pra comprar por débito, a conta tem que ser alema. Eu ainda nao abri uma conta, porque estou esperando todos os documentos que eu preciso. Já tenho a carteira de estudante, que aqui chama Studienausweis. Terca feira que vem vou no escritório onde eles vao me dar a permissao de moradia (eu espero né). Aí sim eu abro uma conta. E aí sim, eu compro esse notebook! Esse fim de semana, se a Sandrina, da Bélgica, deixar, vou me comunicar por email, twitter, etc. Se nao, eu to sem pc, porque o David viajou e volta sóóó no outro domingo.
Eu quero um computador. :(
Post desabafo, desinteressante. Essa semana tudo que eu fiz, depois de voltar da Oktoberfest, foi mexer com documentos e mais documentos.
Ah, assisti uma aula de Thaiboxe, e definitivamente, vou fazer. Duas vezes por semana, 1:30 de aula. Pesado, mas vai ser bacana! Segunda finalmente comecam as minhas aulas, porque eu já nao tenho mt dinheiro pra ficar atoando nao.. Quando eu fico atoando na cidade, saio e acabo gastando com coisas bestas, tipo um Capuccino que queimou minha língua ontem. Isso é pra eu aprender: Ana, vc nao consegue beber coisas quentes sem queimar a língua.
Ah, está esfriando aqui. Já nao faz mais 20 graus, tá sempre abaixo dos 20... Está previsto um dos invernos mais frios da história aqui. Hehehe. Picolézinho de Ana daqui alguns meses, quem vai querer?
ps: Coloquei fotos no orkut, depois coloco aqui também pra quem nao tem orkut poder ver.
Beijos pseudo-alemaes!