quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mercado Latino

Às 9:30 cheguei com a Sandrina na estação de trem de Eichstätt. Lotte e Jolien, as outras belgas, já estavam lá. Helena chegou pouco depois, com um pouco de café derramado no casaco. Havia um problema técnico com a máquina de comprar bilhetes. O trem partia em 10 minutos. Pensei comigo mesma, minha zica está comigo hoje. E então, de repente, uma perua branca parou em frente à máquina de bilhetes. Es gibt ein Problem hier, oder? Sim, temos um problema, não conseguimos comprar o bilhete para Munique. Os caras que saltaram da perua, um moreno com muita cara de brasileiro, mas que falava alemão muito fluente, e outro típico alemãozão mesmo abriram a máquina, mexeram um pouco e faltando 4 minutos pra partida do trem, conseguimos finalmente os bilhetes. Munique, ou München, em 1 hr e 20, a 5,50 euros a passagem, ida e volta. Viva o Bayern Ticket Travel!
A viagem foi programada para fazer compras. Geralmente aqui esfria de fato só em Novembro, mas esse ano está sendo atípico e já esfriou bastante, chegando a nevar. Tivemos que providenciar roupas e sapatos mais adequados. Chegamos a Munique, compramos um mapa da cidade e fomos andar. Mas nem andamos muito. As ruas cheias de lojas de todas as marcas e preços ficam estrategicamente posicionadas perto da estação principal de trem de Munique, a única que tem conexão direta com o aeroporto e a única em que chegam e vão todos os turistas. Comprei uma bolsa por 6 euros, para finalmente dar férias à minha mochilinha surrada da ESPN. Aqui em Eichstätt é tudo muito mais caro. Uma bolsa feia custa uns 15 euros por aqui... Me surpreendi ao encontrar uma loja da C&A. Aqui chama CundA. (und significa e). Outra loja barata de departamentos, com roupas MUITO bacanas, é a H&M. As belgas entraram lá correndo!! Mas eu estava focada nas minhas botas de neve. A perspectiva de molhar meus pés com água gelada sempre que nevasse não me animava muito. Pesquisamos bastante, e todas custavam de 60 euros pra cima. Comprei um pulli bem quentinho cinza por 15 euros, um casaquinho mais formal por 20, um gorro verde parecido com o que a Norah Johnes usa em My blueberry nights... e quando já estava bem cansada e desistindo da bota, achamos uma loja de departamentos de sapatos. Entrei, meio descrente, até ver um mundo de botas por 20, 25 euros. Aê! Meu pé não vai mais congelar!
Depois das compras, e de tirar fotos na Marienplatz, em frente à prefeitura, fomos passear em um mercadinho. Demos uma volta, comemos um pouco, eu me assustei com o preço do suco de laranja (200 ml 3 euros) e decidimos procurar um lugar para realmente jantar (sim, andamos o dia inteiro, literalmente.) Enquanto as meninas procuravam, eu e a Helena esperávamos do outro lado da rua uma oportunidade de atravessar. De repente eu olhei pra lojinha atrás de mim e li “feijão”. Devia estar sonhando. Li de novo. “Comidas brasileiras”. “Goiabada, Guaraná, Feijão...”. Era o Mercado Latino. Nem avisamos as meninas, entramos correndo na loja. Dentro dela, um argentino antipático nos recebeu de cara fechada quando falamos que éramos do Brasil. Um chileno foi mais educado. Foda-se também. Eu só queria comprar goiabada pra comer com queijo e Guaraná pra tomar. 6 euros a goiabada. 6 euros o Guaraná Antártica 1,5L. Ok, pagamos rindo! Feijão não compramos porque a mãe da Helena vai mandar pelo correio (e eu nem sei cozinhar também, muito menos feijão). Decidimos que vamos dividir o Guaraná, mas a goiabada cada uma comprou a sua. Sei que pagamos um preço absurdo, mas quando eu cheguei em casa, abri a lata de goiabada e comi com um pedaço de queijo, eu vi que compensa. Aqui ninguém nem sabe o que é goiaba. Dei um pouco pra Sandrina e ela gostou. O Guaraná ainda não tomei, estou esperando encontrar um funil pra dividir certinho a quantidade de guaraná pra cada, e nesse processo não rola perder nem uma gotinha.
Eu ainda vou voltar pra Munique pra ir no Zoo, pra ir em um jogo de futebol no Allianz Arena, pra conhecer o Parque Olímpico, ir em uma Ópera e depois em uma balada. Mas por enquanto estou satisfeita. Encontrar um pedacinho do Brasil aqui fez meu dia!
Quando tomarem um suco bem barato, direto da fruta; quando tomarem guaraná; quando comerem queijo com goiabada; quando comerem pão de queijo e pamonha; quando comerem o feijãozinho de vocês de todos os dias, por favor, dêem valor e lembrem de mim. A Alemanha é um charme, mas a comida brasileira é TUDO DE BOM. E nunca pensei que ia dizer isso, mas viva o argentino mal educado que teve a brilhante idéia de abrir esse Mercado Latino no coração da Bavária!


Na entrada da KaunfingstraBe, a rua das compras.


Das Rathaus, a prefeitura.


Smart...


...pequenininho, não? Quero um pra mim!




Mercado Latino

3 comentários:

Giovana. disse...

aki ja tem esse Smart. é MARA. x)
e vc ta ai toda chike, de inverninho! o inverno deixa as pessoas mais bonitas, eh fato! ;D
saudades. tentei falar pra vc entrar no skype agora mas nao sei se vc viu! depois nos falamos.
beeeejooo ;***

Daniel Mundim disse...

Hum Norah Johnes...deixa eu ser seu Jude Law?

Gabriela disse...

Aposto que o argentino é de Buenos Aires.