sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Curiosidades

Cheguei aqui em Eichstätt há quase um mês. A cidade é pequena, charmosa, no máximo 12 mil habitantes. A vegetacao é simplesmente fantástica e o pessoal é muito católico. Talvez nao sirva de base para afirmar 'na Alemanha é assim'... mas eu vou generalizar pra facilitar a vida. Ah, Eichstätt fica em Bayern, Baviera ou Bavária para os brasileiros. A capital é Munique, a terra da Oktoberfest.

1. É totalmente normal assoar o nariz o tempo todo, a todo momento. Inclusive na hora do almoco. Mas tem que fazer barulho, se nao nao vale. Muito barulho mesmo. Eca.
2. A cada 10 metros que voce anda, tem uma máquina de comprar cigarros, tipo máquina de refrigerante sabe? 5€ a carteira.
3. No supermercado, pra pegar carrinho, voce precisa depositar uma moeda de 2€. Depois, quando voce devolve o carrinho, voce pega ela de volta. (a de 1 real funciona também, sao do mesmo tamanho).
4. As pessoas jogam lixo no chao sim. Nao tanto quanto em Goiania, por exemplo, mas jogam sim.
5. Alemaes sao viciados em jardinagem. Alguns nao tem jardim em casa, entao eles alugam pequenos pedacos de terra, de uns 5 metros quadrados, por exemplo, e plantam flores ou verduras. Fazem churrascos sem sal aos domingos com a família no jardim alugado também.
6. Os motoristas respeitam os ciclistas.
7. Voce paga 5 € pra fazer depósito em uma conta de banco. No Brasil nao. E pra transferir de um banco pra outro, é de graca. No Brasil nao.
8. Na rádio daqui toca as mesmas músicas que nas daí. Ouco todo dia no banho ou quando estou sozinha em casa e ouvi no máximo 3 músicas em alemao. A maioria é música norte americana. Aquela 'You know it's true, everything I do, I do for you' que eu esqueci quem canta é o hit do momento.
9. Aqui nao precisa de diploma de jornalista pra ser jornalista também. Na verdade, a maioria dos jornalistas daqui cursaram ciencias políticas ou ciencia social.
10. No supermercado nao rola sacola plástica. Só se vc pagar 50 cents de euro. Ou comprar uma sacolona dessas de usar sempre, 1,50€.
11. A caipirinha aqui custa 3,90€.
12. Podemos tomar água da torneira.
13. Existe uma máquina pra devolver garrafas de plástico e de vidro. Dependendo do tipo, você recebe 15 ou 25 centavos pela devolucao.
14. Todo mundo joga papel higiênico na privada.
15. Há coleta seletiva, mas grande parte é só fachada. Aqui existem depósitos de lixo em que a maioria é colocado junto novamente.
16. Quando vao fazer churrasco, eles usam SECADOR DE CABELO para ajudar a fazer o fogo pegar.

Acharam estranho ou nao?
Depois posto mais curiosidades!

Tschüss!

4 comentários:

Marília disse...

Acho que uma das coisas mais difícil de acostumar é isso de jogar papel na privada.. kkk mas nos Estados Unidos é assim também. Não sei aí, mas na parte da Europa que eu conheci, o papel era mais fino do que do Brasil. Nos EUA descobri que o papel era feito pra se desintegrar na água, era pra ser jogado mesmo..por isso os lixos no banheiro são minúsculos. E eu sempre achei que era porqueira desses europeus.. aheuhaeuahe seu blog já tá no meu google reader ;)

Daniel Mundim disse...

Acompanhar o seu blog realmente é uma experiência de vida! Já fiquei phd em cultura do uso do papel higiênico e técnicas de assoamento de nariz.

Unknown disse...

haouiahuai pensa alguem que riu praticamente do n1 ao n15, povo nogento, la nos eua o povo peidava e falava desculpa, como se fosse normal peidar em publico.. uahuai
e o papel higienico tbm tinha, entao nem achei estranho.. e agua da torneira tem cloro, ecat..como assim que se aluga um jardim..
aaaaaaai depois brasileiro que tem cultura estranha ;D

e to tao chateada de nao ter recebido meu postal, acho que vou ligar no correio terca feira.. ;T

beeeeeijo

... disse...

Ou, tá dando até pra sentir sua falta por aqui, sério mesmo. Acho que até saudade eu estou tendo. =)

Vandré