sábado, 31 de outubro de 2009

Primeira semana de aula

Depois de férias de 4 meses, voltei a ter aulas de Jornalismo (e de outras coisas mais, como Vampiros na cultura americana, e alemao). Universidade nova (muito bacana por sinal), língua nova (muito complicadinha por sinal...) Eu estava muito ansiosa, e ao mesmo tempo com medo de nao dar conta do recado. Eu poderia resumir minha primeira semana de aulas em alemao como a Helena fez no twitter dela: 'Resumo da primeira semana de aulas em alemao: CRÉU'. Em resposta a uma amiga, ela disse que era CRÉU em velocidade 25. No meu caso, acho que é CRÉU velocidade 30. Em algumas aulas eu nao entendo simplesmente NADA do que estao falando! Mas quando uma porta se fecha, uma janela se abre, diz o ditado. Os professores, todos eles, trabalham com apresentacos em Powerpoint, o que permite correr no dicionário e descobrir pelo menos do que a aula se trata. E depois, temos acesso à todas essas apresentacoes em Powerpoint via uma plataforma e-Learning, muito usada aqui na Uni, ou seja, podemos ter acesso ao conteúdo do que foi passado na aula, e se eu nao entendi alguma coisa na hora, eu posso entender depois, com ajuda do Google Tradutor também (que nem sempre é eficiente, mas quebra um galho).
O que estranhei mais é saber que tenho provas em janeiro e em fevereiro, e que no Natal e no Reveillon vai rolar uma pausa, mas nada mais que uma pausa. Do dia 24 de Dezembro ao dia 4 de Janeiro, nao tenho aulas. Mas depois volta o batente, e pesado, porque as provas e seminários que temos que apresentar sao sempre no fim de janeiro. O que significa que as pessoas ficam estudando aqui durante o Natal e o Reveillon... Como eu gosto do calendário escolar brasileiro, no qual podemos ficar totalmente despreocupados com a vida acadêmica nesse período... Aproveitem por mim!!
Mas rolaram outras coisas estranhas também, e engracadas. A primeira delas foi a surpresa que tive, logo na primeira aula da segunda feira, 8:30 da manha, de Conceitos da Ciência da Comunicacao. Uma menina entrou com seu cachorro na aula, e com ele lá ficou! Achei o MÁXIMO poder levar cachorro pra aula. Eu até pensei em pedir pra minha mae mandar a July, minha poodle, por Sedex, mas algo me diz que ela nao se comportaria muito bem... (quem a conhece entende do que eu estou falando, ela nao é o melhor exemplo canino de como portar-se socialmente...). Depois me surpreendi também com o Powerpoint que o professor usou pra introduzir a matéria... surpreendam-se vocês também!!


Mídia e o dia a dia (35,5% dos acidentes domésticos acontecem no banho...)




Mídia e Esportes (reparem na imagem da direita)

Depois dizem que alemao nao tem senso de humor!! (Bem negro,por sinal, haha). Pra completar, um guri (tô falando meio gauchês, culpa da Helena, que está aprendendo, em contrapartida, a falar 'trem' pra denominar qualquer coisa) perguntou no fim da aula o que é um método de pesquisa... Que burro, dá 6 pra ele!! Tsc tsc tsc... (sim, 6, porque aqui as notas vao de 1 a 6, quanto menor o número, melhor a nota, ou seja, 6 é como se fosse o zero brasileiro.) Às 10 da manha tinha aula de alemao, conversacao e audicao (que saudade das cedilhas). Um grupo de espanhóis que nao falam NADA de alemao estao na turma, o que puxou o nível pra baixo, mas tudo bem, pra mim serve como revisao. E a surpresa dessa aula foi saber que aqui na Alemanha agências de encontros sao realmente levadas a sério... Também pudera, povo frio, nao sabe conversar diretamente, precisa de uma agência pra intermediar as coisas mesmo.. Segunda é meu dia mais puxado. Almocei salada no Mensa porque as outras opcoes nao eram confiáveis, e fui pra aula mais interessante e mais difícil de todas, sobre a influência das relacoes públicas e do lobbyismo na democracia. O mesmo professor de cedo, mas dessa vez sem Powerpoint, porque é uma matéria prática, e eu me lasquei na aula, nao entendi nada de nada, mas ainda bem que as belgas fazem o curso comigo e me ajudaram a entender depois. O professor postou alguns textos nessa plataforma e-Learning (que é muito bacana, por sinal, e a UFG podia muito bem adotar). Já estou traduzindo alguns, e descobrindo que os políticos alemaes sao tao sacanas quanto os brasileiros nessa coisa de interesses privados e etc.. Descobri o fenômeno da Porta Giratória, que é quando um político sai do meio da política e entra pra corporacoes privadas e o impacto que isso pode ter na democracia (políticos privilegiando coorporacoes pra, no futuro, trabalhar nelas). É interessante. Mas tenho que escolher um caso alemao e fazer um seminário, em grupo, sobre ele. Em janeiro, provavelmente no dia do meu aniversário. Bom né? Depois tive uma aula de alemao até às 6, e quase desmaiei, acho que por falta de carne e feijao. Nao achei couve pra comprar aqui, aqui nao tem feijao preto ou escuro, entao se eu nao como muita carne, fico fraca e quase anêmica. Isso é um problema...

Terca de manha participo de um grupo de estudos e seminários sobre o conflito homem/meio ambiente, o que é perfeito pro meu futuro TCC. Aprendi muito sobre avalanches, sobre quantos graus de curvatura uma montanha precisa ter para ser suscetível à avalanches, etc etc. Espero que os próximos seminários nao sejam tao técnicos assim. E fiquei com dó do cara que apresentou o seminário. Eu achei a apresentacao dele muito boa, bem ilustrada no Powerpoint e tal, mas o professor e os demais alunos DETONARAM o coitado. Nao quero nem ver quando for a minha vez. (Saudade do silêncio quase constrangedor que fica depois de uma apresentacao de seminário nas aulas no Brasil. Ninguém pergunta nada, a aula acaba mais cedo e ninguém fica constrangido por talvez nao saber explicar direito. Simples assim!) Na terca tenho Thaiboxe das 5 as 6 da tarde. Depois tenho que voar pra aula, às 6:15. Tomei um banho de gato com lencos umidecidos, desodorante na bolsa, calca jeans e outra camiseta. Cheguei a tempo e cheirosa na aula, coisa que eu nao sabia se ia conseguir. Mas segundo a Helena, eu estava bem cheirosa, mais, inclusive, do que os alemaes (nao só os franceses fedem, alguns alemaes fedem também, e durante as aulas isso é muito perceptível). Na aula, que é sobre a estrutura social alema em comparacao com outros países, tudo que eu conseguia fazer era observar a menina sentada três fileiras à frente, que é simplesmente IDÊNTICA à Malu Magalhaes. Eu e a Helena nao conseguíamos conter o riso. Ah, o professor é austríaco, entao tem um sotaque diferente, que pra mim é mais fácil de entender, mas pra Helena, por exemplo, nao. Entao, depende.

Na quarta nao tive aula! Nem nunca vou ter. É meu dia de folga! :) Mas fiquei traduzindo textos a tarde toda.

Quinta tive a aula de Vampiros na cultura americana. As aulas sao em inglês. Ufa. Ufa? Nao, meu inglês DESAPARECEU. Sempre que eu tento falar em inglês, sai uma ou mais palavras em alemao. Meu Deus, é realmente muuuito complicado! Mesmo. Mas ainda bem que é um tema que eu realmente gosto. A professorA chama Bobbi Funk (Reggae + Funk, pensei, na primeira vez que li o nome dela, e pensei também que fosse homem.) Ela faz mestrado ou doutorado, sei lá, em cultura americana. E é aficcionada por vampiros. Mostrou vários livros, várias séries de TV, e eu quero simplesmente ler tudo e assistir tudo. Já comprei, inclusive, o Salems Lot, do Stephen King e Entrevista com o Vampiro, da Anne Rice, ambos em inglês, um custou 2,50€ e o outro custou 0,01€ !! Usado, claro, mas isso nao é problema. Chegam, se tudo der certo, semana que vem, por correio! Viva o Amazon.de (com o qual tenho um caso de amor e ódio, inclusive). Tenho que apresentar um seminário sobre símbolos religiosos na literatura vampiresca no dia 28 de Janeiro. Podem mandar links pra mim sobre o assunto, eu agradeco! Nao tive a outra aula da quinta feira, porque o professor sofreu um acidente e só volta semana que vem... Tenso. Me diverti horrores à noite, mas isso é assunto pro post seguinte.

Sexta tive aula de alemao. Com um nível mais puxado, o que significa que vou ter que estudar bastante. E tive aula de Thaiboxe a noite. A aula foi bacana, tirando que um menino ficava olhando pra mim o tempo todo. Loiro, olho claro, bem baixinho (do meu tamanho, eu acho). Nao sei se ele olhava por me achar bonita, ou talvez por me achar exótica (morena dos olhos castanhos aqui é raro), só sei que eu tenho quase certeza que ele é o menino de quem a Lohre, a francesa que mora comigo, está afim. Bom hein?

Em resumo: as pessoas aqui podem levar cachorros pra aula, a maioria delas fazem perguntas muito óbvias, quase todo mundo tem um note ou um netbook e usam durante a aula (e o barulho de teclado digitando é irritante), os professores têm um senso de humor muito apurado e sao sarcásticos, a paisagem fora da sala é tao bonita que é complicado prestar atencao na aula, temos que estudar no Natal e no Reveillon, terei vários trabalhos e provas pra fazer perto do meu aniversário, posso faltar só duas aulas de cada matéria, o que me impede de viajar tanto quanto eu queria (mas ainda tenho os fins de semana, pelo menos) e ninguém se prontifica a ajudar estrangeiros. Estao mesmo nem aí, mas tudo bem, eu também nao estou lá me importando tanto assim com eles... Ah, e o melhor. No final de um seminário, eles nao batem palmas. Eles dao murrinhos consecutivos na mesa! So Dumm! Hahaha! Nao consigo nao achar patético, afinal, qual é o problema das palmas? Um pouquinho de barulho nao faz mal a ninguém!

Mas nem tudo aqui sao estudos (aliás, uma pequena parte é estudos.. descubra por que no post seguinte).

Tschüss!






Um comentário:

Daniel Mundim disse...

Bastante animador essa primeira semana de aula hein! Principalmente com essas imagens...esse blog tá mt sensacionalista, não tá não? E pensar q vc encerra o post dizendo q isso foi apenas uma pequena parte...