terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aulas de alemao

Enfim, comecaram ontem minhas aulas de alemao. Afinal, um dos motivos de eu ter vindo pra cá foi esse, estudar e aprender alemao direitinho, voltar pro Brasil, fazer a prova do Göethe, e depois outras línguas e quem sabe um dia ser uma diplomata, ou uma tradutora juramentada, podre de rica. Hahaha. Sonhar, por enquanto, é de graca, mas realizar sonhos nao é barato nao. Pelo menos nao esse que eu estou realizando, mas tem compensado o esforco (meu e dos meus pais).

Depois de duas semanas atoando e conhecendo Eichstätt e demais cidades charmosas da regiao, ontem comecou meu curso intensivo de duas semanas de alemao. Aulas das 9 às 12:15, pausa pro almoco, aula de 1:30 às 3. Depois muita tarefinha de casa, e leituras e coisas afins. No primeiro dia, tive alguns probleminhas técnicos. Errei muita coisa no teste de nível, coisa besta mesmo, gramática e tal, e fui mandada pra turma de iniciantes, na qual teria que pegar aulas em outra cidade aqui perto, e aprender 'Hallo, wie gehts' tudo do comeco. Claro que eu nao aceitei.
Bati o pé. E com o apoio do pessoal que eu já conheco aqui, e que me defendeu dizendo que eu sei falar e entender muito bem e que nao sou de jeito nenhum iniciante em alemao, acabei ficando no nível A2, o segundo nível, aqui em Eichstätt mesmo. Duas coisas boas do episódio: percebi que eu realmente entendo muita coisa, e sei argumentar e discutir em alemao; e percebi que fiz amigos e que sou querida aqui. Todo mundo que me conhecia (umas 5 ou 6 pessoas) se levantaram pra questionar o resultado do teste. Isso me deixou muito feliz. :)
Uma coisa ruim: fiquei discutindo com a professora na hora do almoco, portanto nao almocei. Comi um iogurte 8:30 da manha, e só fui comer de novo 3:30, um santo miojo que eu trouxe do Brasil com algumas azeitonas pra incrementar.

Na aula, eu entendi tudo, inclusive mais do que muitos outros alunos. Eu sou a única nao européia da turma, que tem, na sua maioria, franceses e italianos. Quando falo que sou brasileira, todo mundo assusta, porque acha que o Brasil é longe demais daqui. Mas todo mundo fica super curioso também pra saber como é a cultura, o que a gente come, como é a cidade onde eu moro no Brasil... e por falar em Goiania, mostrei fotos da cidade pra Sandrina, a belga que mora comigo e que chegou aqui quinta passada (e é uma fofa). Ela achou Goiania linda! Enooorme, pros padroes dela. Ok, na Bélgica toda tem 10 milhoes de pessoas, menos do que a quantidade de moradores de Sao Paulo. Uma cidade com mais de 1 milhao de habitantes, pra ela, é mesmo algo gigantesco!
Falei que aí faz sempre em torno de 30 graus, e que no inverno faz no máximo 15 graus e olha lá! E ela ficou chocada!

Teve outra pessoa com a qual eu falei sobre Goiania. Esqueci o nome dele agora, mas é um alemao que morou em Goiania em 2007 e 2008, e morou também um pouco em Sao Paulo e no Rio de Janeiro. Quando ele soube que eu era brasileira, de Goiania, veio correndo falar comigo. E fiquei muito feliz e orgulhosa depois que ele disse que, dos 3 lugares que ele morou no Brasil, o que ele definitivamente mais gostou foi Goiania. Amou estudar na UFG, adora os barzinhos de Gyn... gosta de Sao Paulo também, mas acha muito grande, e disse, me perdoem os cariocas, que o povo do Rio de Janeiro nao é muito simpático. Essa conversa nós tivemos numa festinha que rolou aqui ontem, a Wilkommem Party, pros intercambistas novos e seus tutores. Vinho, cerveja, coca cola e seus mil derivados que sao vendidos aqui (coca com limao, com laranja, com todas as frutas imagináveis, assim como cervejas, que sao vendidas misturadas com sprite ou fanta também). Tudo de grátis, com amendoins e skynis e músicas bacanas.
'Big black boots, long brown hair, she's so sweet with her get back stare!' era a música que tocava quando eu cheguei. Adoro a música, mas ela nao tem um histórico muito legal pra mim... depois continuou tocando músicas legais, as francesas dancavam louca e frenéticamente, eu fiquei mais na minha, mas dancei um pouquinho também. Nada de hip hop. Scheiße.
Ah, a festinha foi depois da aula de Thaiboxe, muito legal, mas responsável pela minha imensa dor nas costas e no punho bixado. E na barriga, pela quantidade de abdominais. Cansêra, mas muito bacana!

E estou super empolgada com o curso, adorando tudo. Teremos excursoes e coisas afins, e vou contando tudo por aqui.

ps: Ah, eu disse que Sandrina é uma gracinha né? Poisé, mas ela quebrou a 'cortina' da janela do banheiro, o David viajou e volta só semana que vem, nao sei consertar, nem a francesa que mora com a gente, a Lohren (nao conheco ela direito ainda, mas ela me parece nao muito certa da cabeca). Daí agora, quando entro ou saio do banho, os vizinhos correm um sério risco de me ver durante os segundos que eu ainda nao me enrolei na toalha. Hahaha.

Tschüss mein lieblings, bis bald!


7 comentários:

Daniel Mundim disse...

Seria bom consertar essa janela mesmo hein...

Amauri disse...

Mas que vizinhos privilegiados, hein... rsss
Bjs, Carolzinha, e não abuse dos miojos, viu!

... disse...

Vai brincando de tomar banho sem cortina por aí... Daqui uns dias tem imagens no youtube hahahaha

Enfim fiquei sabendo de alguém que gostou de estudar na UFG. Uma vez fiz um NL no FCHF e tinha um alemão na turma, pode ser que seja esse cara. Mas nem lembro o nome dele e nem nd parecido.

=)

Vandré

Yanne disse...

noossa que gracinha o alemão que gostou de gyn..ai, fiquei ate emocionada..quero mudar mais de gyn nãoo..ahuiahuia

ai, conta mais historias..adoro, e concordo com o comentario do post anterior..ja somos pseudoalemães lendo seus posts..haha ;D

Unknown disse...

entao se o alemao for bonito ja tras ele na mala pras amigas ;}
haiuoahiuahuia

e vamo brinca de aprender a embulhar por completo se eh que vc me entende, na toalha? ;} kkkkkkkkkk
dei trela aqui..
e ai que chique eh mto bom qndo a gnt entende, e consegue discutir.. fico super feliz por vc ;**
saudades ta grande.. e seu postal ainda nao chegou..

beeeijo

Junior disse...

oi ,ana carolina!!!!!! tudo bem contigo? desculpe me por invadir o seu blog assim... e que estava procurando no google um professor nativo de alemao em goiania e acabei te achando. Ficarei muito agradecido se voce puder me dar algumas dicas e de repente ate conhece uma escola muito boa aqui em goiania, daquelas sem enrolaçao, ou um nativo da lingua que seria mais interessante. Eu, assim como voce, pretendo me tornar um Diplomata. Eu me formei na inglaterra onde morei 7 anos, estou estudando frances com um belga e pretendo voltar com o mandarim... todos com nativos em goiania.Obrigado se puder me ajudar. abraços junior

Ana Carolina Castro disse...

Junior, eu fiz um ano de alemao no Projeto Linguas, atras do clube social feminino. O Vahran, meu professor, eh muito bom, bem exigente, e da aulas de alemao particulares tambem. Ele mora em Gyn mas viveu 8 anos por aqui. Soh que eu nao tenho o contato dele aqui comigo, vc pode ir no projeto linguas e pedir o telefone dele, ele eh o coordenador dos professores da escola. Espero poder ter ajudado!!
ps: se tiver condicoes, faca um curso de verao aqui na Alemanha, estou aqui ha menos de dois meses e meu alemao jah deu saltos estratosféricos!!