terça-feira, 29 de setembro de 2009

Neuschwanstein am Samstag!

Sábado, 5:30 da manha. Acordo, tomo um banho super de gato (frio pra caralh*), tomo um iogurte, coloco minhas botas marrons, meu sobretudo creme, meu cachecol laranja, rosa e creme, super fina, e me dirijo pra estacao de trem de Eichstätt, onde me encontraria com meus amigos brasileiros, Ygor e Vivian, a mae do Ygor e a amiga da mae do Ygor, ambas gente finésimas! Destino: Neuschwanstein!! Difícil de pronunciar sim, mas significa Pedra do Novo Cisne. É um castelo. O que baseou o desenho da Cinderela. :)
Pegamos um, dois, tres trens. Mais um onibus. O trem atrasou 40 minutos em uma das estacoes, o que arruinou nosso itinerário e fez a viagem demorar 4 horas. Tudo bem. A paisagem no caminho, o nascer do sol, tudo é muito lindo pra dar tempo de reclamar. Chegamos. Tudo nublado. Nao dava pra ver as montanhas, nem os dois castelos, que ficam um perto do outro. Mas a gente ia subir lá, aí daria pra ver. Cavalos enormes, pretos com crinas meio loiras. Cavalos alemaes. Fortes, e gigantes. Eles nos levariam, de charrete, para o topo do morro, nos pés do castelo. O frio tava tenso, senti as primeiras pontadas de sinusite, mas mais uma vez fui anestesiada pela beleza de tudo aquilo. Foi taao lindo subir de charrete! É caro, 6 € por pessoa, mas compensa! Tinha um senhor, que pilotava uma das charretes, que foi com nossa cara, e queria levar a gente de graca, mas ficou com medo de levar bronca, e tinha outros na fila, entao nao deu certo. Mas ele disse 'vcs sao muito simpaticos. só podiam mesmo ser brasileiros.' :)
Depois da subida, o castelo. Enorme, com a fronte laranja, o restante cinza meio branco. Várias torres. Fizemos um tour por dentro dele, guiado. A guia, Katarina, falava ingles.
O castelo foi construído pelo rei Ludwig 2, da Baviera, em meados do séc. XIX. O rei amava cisnes (ui) e construiu o castelo em homenagem à ópera de Wagner. Todas as paredes sao pintadas com obras de arte que remetem à ópera. Todos os fechos das portas sao em formato de cisnes. Quase tudo, aliás, tem esse formato. Só o quarto do rei levou 4 anos pra ser construído, com ajuda de 14 homens. Cheio de detalhes em madeira. Os lustres imensos sao todos ornamentados com safiras e rubis. LINDO. Mas nem 1/3 do projeto original ficou pronto. O rei foi encontrado morto em situacao misteriosa, até hj nao esclarecida, em um lago em outra propriedade dele. Nao deixou herdeiros. Foi noivo, mas enrolou a moca por muito tempo e nao casou (uiui). Os rumores sao de que era homossexual. Ele foi afastado do posto de rei antes de morrer, porque um pessoal britanico atestou que ele estava maluco. Entao, foi fazer um retiro em um de seus castelos e apareceu morto no lago. Mas esse 1/3 dá a dimensao da beleza, da nobreza da época. O salao principal, a sala de óperas, onde até hj sao feitos consertos pros podres de rico daqui. Até os quartos dos súditos sao perfeitos. Moraria alí fácil. :)
Me perdoem, mas nao podia tirar fotos lá dentro. O motivo? Fazer a gente comprar postais depois! Hahaha!
Depois do tour por dentro do castelo, fomos passear nas redondezas. Ouvi um barulho de água e me animei. Uma cachoeira LINDA formava um lago muito azul em seu pé. Lá em cima, uma ponte. Subimos, com certo esforco, e vimos uma paisagem muito linda, que seria mais linda ainda se nao tivesse tao nublado. Mas tudo bem!
Na descida, voltamos menos glamurosos. De onibus. Mas no caminho ainda dava pra ver o Castelo, os mil japoneses que estavam visitando o lugar e o lago enorme, perto do ponto de partida, que a gnt ainda nao tinha visto. Fomos pra lá também. Bebi da água do lago. Gelada, límpida, com gosto de minerais.
Nao nos demoramos muito. Tinhamos que voltar. E nosso trem de volta passava por Munique. Sábado, Oktoberfest, noite, trem, Munique. O trem voltou CHEIO de alemaes trebados! Muito engracado. Comi uma pizza express na estacao de Munique e voltamos pra casa. 10:40 da noite. Com uma vontade enorme de ter vivido naquela época, só pra participar de um baile e ouvir uma orquesta naqueles saloes lindos.