terça-feira, 22 de setembro de 2009

Preciso demais desabafar..

Ontem foi um dia bacana aqui em Eichstätt. O David, meu housemate, chegou de viagem. Almocamos no RU, como sempre. Rolou arroz com pure de batata e frango empanado. Já é alguma coisa né... Aí a tarde, quando eu estava estudando alemao, o Gustavo, um brasileiro que faz Ciencias Sociais na UFG e mora aqui há um ano, ligou pro David atrás de mim. Ele é uma espécie de 'tutor' meu aqui, e ainda nao tinhamos nos encontrado porque ele estava viajando. Fomos tomar um capuccino na rua da Universität. A Vivian, uma curitibana mt engracada, foi tb. Conversamos bastante. Eles me explicaram muita coisa e exercitamos o bom e velho portugues. A noite, combinamos de ir em uma festa na casa de um cara que tava indo embora de Eichstätt. Voltei pra casa, troquei de roupa e me encontrei com eles novamente. Antes de ir pra festa, demos um tempo na WG que o Gustavo tá morando agora. WG é tipo onde eu moro, uma casa ou um ape, cada um ocupa um quarto, com umas 5 pessoas na casa no máximo. O quarto deles é bem maior que o meu, a casa tb, mas a minha eh mais perto da facul. Bom, lá conheci outro brasileiro, o Igor, e algumas alemas. Conversamos bastante (em alemao) e comemos uma salada muito boa que a Claude, uma das alemas, fez. Nas festinhas aqui cada um leva o que for beber. 99% das pessoas bebem cerveja. Eu comprei um vinho, que por sinal é mt barato aqui. O meu, que era bom, frances, custou 1,90 €! Comprei um chocolate daqui tb, e confesso que, por enquanto, ainda prefiro o chocolate brasileiro.
Tivemos uma conversa sobre relacionamentos. Sobre quem as pessoas deixam pra trás, com quem já se relacionaram, quem pega td mundo, quem nao pega... Bom, eu ouvi historias felizes e tristes, mas me deu um aperto no peito quando eu percebi que, mais do que nunca, eu nao sei o que vai acontecer.

Um parentese. Eu SEMPRE acho que sei o que vai acontecer cmg. Com quem eu vou ficar, quem vai continuar fazendo parte da minha vida, que rumos eu vou seguir, e geralmente, acontece tudo ao contrário. Aí eu sofro horrores por constatar que nao tenho controle sobre minha própria vida (sim, gosto de controlar minhas coisas e gosto de coisas bem planejadas). E fico um tempo resignada, aceitando a situacao. Depois, volto a achar que controlo tudo. Uma das poucas coisas que eu realmente planejei e que funcionou de fato foi esse intercambio! Porque a maioria das outras coisas... mas bem, a situacao aqui é a seguinte. Eu achava que controlava as coisas no Brasil pq eu já tinha coisas estabelecidas e gostava das coisas como eram (e por isso queria, geralmente, que nada mudasse). Amores, amigos, familiares, por perto, programas, comidas, planejamentos profissionais... E, mesmo tendo tudo estabelecido, uma coisa ou outra sempre saía dos trilhos nos quais eu achei que o trem da minha própria vida fosse andar. Aqui, eu nao tenho NADA estabelecido, eu nao faco IDEIA do que eu vou fazer amanha, por exemplo. Conheci mt gnt, mas nao sei quem é amigo msm ou quem só fala cmg pq eu sou estrangeira, e acha bacana, ou porque tem que falar mesmo pq tem que apoiar, meio que por obrigacao e nao por vontade sabe? Aqui nao tem como planejar, é um passo no escuro absoluto. Ok, a maioria dos passos dados até agora foram mt bons, mas essa sensacao de total escuridao, de nao saber mesmo o que vai acontecer amanha, pra alguém que gosta de planejar as coisas como eu, é um desafio e tanto.
E apertou meu peito ontem quando conversávamos sobre como o intercambio muda as pessoas, porque é claro que eu quero mudar, evoluir, mas eu gostava TANTO de TUDO que eu tinha aí no Brasil. Eu queria, de coracao, viver tudo que há pra viver aqui, fazer mil coisas diferentes e bacanas e inesperadas e exóticas, mas eu queria ter certeza de que, quando eu voltar, tudo que eu construí aí no Brasil continuasse aí. Exatamente do mesmo jeito. Tudo.
E meu maior medo é mudar meu sentimento em relacao a isso. Nao quero. Quero gostar das mesmas pessoas, gostar de fazer as mesmas coisas, ir pra Fiction dancar hip hop, comer horrores, etc etc. Nao quero voltar e nao achar mais graca nisso. Nao quero voltar e sentir que aí nao é mais meu lugar. Nao que eu goste mt de Goiania, eu nao gosto na verdade, mas gosto de quem está aí e do que eu fazia na convivencia com essas pessoas.
Um dos brasileiros que está aqui me disse que nao sente mais que o Brasil é seu lugar, que as pessoas de antes do intercambio nao sao mais tao interessantes pra ele quanto eram, que nada mais o prende no Brasil.. E eu fiquei apavorada só de pensar que isso pode acontecer comigo.
Eu quero sim viver TUDO que há pra viver aqui, pq eu sei que é uma experiencia única, mas eu quero também continuar sentindo que meu porto, na realidade, NAO É aqui, que isso aqui é uma AVENTURA apenas, e que meu porto seguro é AÍ. Entendem?

A festa de ontem? Nao muito divertida. O esquenta sim. Apesar de ter despertado um certo medo em mim em relacao ao que vai acontecer cmg e com meus sentimentos, foi muito bacana.

ps: o titulo se deve ao fato do David ouvir o cd que eu trouxe pra ele do Marcelo D2 o dia inteiro, e a música que ele mais escuta é essa, que me lembra da Fiction e que combina muito com o que eu acabei de fazer.
ps2: acho que rola um churrasco aqui hoje na WG dos brasileiros! Aeeeee! :)

Bussi!

4 comentários:

Rodrigo Vilela. disse...

se vc esquecer de mim, ou se seu sentimento mudar por mim, te capo quando voltar. Prometo tentar ser sempre interessante para você! S2

Unknown disse...

eu esqueco de comentar, mas eu leio todos os dias..
e deixa eu pensar, faz parte da vida mudar, a gente esta sempre num processo de desenvolvimnto, mta coisa vai mudar, pelo menos digo por mim, mas mta coisa vai parecer mudar e no fundo continuar a mesma, e mta coisa vai continuar igual, isso eh fato, as vezes se mudar o que vc nao queria, vc tenta reconquistar, tudo faz parte, vive o q vc tem que viver, e viva ai, por mais que o dia seguinte seja obscuro, esquece um pouco oq fazemos aqui, se nao vc sofre, e ja basta todas as dificuldades existentes ai pra vc sofrer, precisa sofrer daqui tbm nao..

e trate de se alimentar, e prar de multiplicar por 2 e alguma coisa, vc vive em euros e nao em real, to preocupada com sua alimentacao!

e ps: posso fazerr uma critica? muda seu fundo de tela, eh ruim pra ler tdo mto branco e preto ;T
no maaaaaaaais to adorando cada dia mais, e morrendo de saudades..

e me passa seu endereco por depoimento, obrigada!
beeeeeeijo

Daniel Mundim disse...

Acredito q seja normal essa sensação. É tudo novo pra vc, mt diferente...eu posso imaginar esse sofrimento seu de não poder controlar o q está por vir. O q eu posso dizer é q viva esse descontrole. Viva cada momento q cada vez mais parece ser especial nesse período da sua vida...qt a continuar com os mesmos sentimentos em relação ao q deixou aqui, te digo q pelo menos as pessoas q aqui te amam não vão deixar de te amar, e acredito q isso já seja uma força e tanto para q nada mude!

Gabi disse...

Ana, essa viagem realmente vai te mudar, memso que seja um pouco. Daí, quando você voltar eu vou na faculdade só pra poder conversar com você no caminho e vermos que talvez nossas divergências tenham diminuído. E sim, não saber o que fazer no dia de amanhã, mas não perder controle do que você quer pra sua vida, também é muito bom!! =]